Prefeito Diego Cabral celebra Dia do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de Camaragibe. Foto: Carol Bezerra
O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, participou, na noite desta terça-feira, 10 de junho, das comemorações pelo Dia do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da Terra dos Camarás.
No polo cultural da Vila da Fábrica, um dos mais tradicionais da cidade, o gestor prestigiou a celebração especial na paróquia, com novena e missa celebradas pelo Padre Gimesson Eduardo, e destacou a importância da data no calendário festivo da cidade.
“A festa do Sagrado Coração de Jesus tem uma simbologia muito importante na nossa cidade, faz parte do calendário religioso e é uma tradição histórica. A Prefeitura apoia com muito entusiasmo essa comemoração, que antecede e já esquenta para o período de festas juninas. O polo da Vila da Fábrica está lindo, com uma decoração bem elaborada pela Fundação de Cultura, alegre e que atrai o povo para celebrar o nosso padroeiro e também a festa mais tradicional do Nordeste, que é o São João. Até domingo tem muita coisa boa ainda”, declarou o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral.
O gestor teve a companhia da vice-prefeita do município, Comandante Débora, e do deputado estadual João de Nadegi (PV).
As homenagens começaram às 18h45 com novena e missa na Paróquia da Vila da Fábrica, celebradas pelo Padre Gimesson Eduardo. Vários fiéis participaram da solenidade, que lotou a igreja e promoveu momentos de muito agradecimento e emoção.
Após o fim da cerimônia, quem foi à Vila da Fábrica aproveitou uma quermesse organizada pela direção da paróquia com muitas comidas típicas nordestinas: milho, canjica, pamonha, bolo de milho, tapioca, pastel e espetinhos, entre outras.
A partir das 21h, a alegria do forró pé de serra tomou conta do palhoção montado pela Prefeitura de Camaragibe. A cantora mineira Irah Caldeira, radicada em Pernambuco desde os anos 1980 após uma imersão cultural na música nordestina, abriu as apresentações e botou o público para dançar.
No repertório, muitos clássicos do cancioneiro junino de Luiz Gonzaga, Santanna, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Marinês e Dominguinhos, entre outros.
Depois de cerca de uma hora e meia de show, Irah Caldeira se despediu do público sob uma apresentação perfeitamente ensaiada da quadrilha junina Zabumba, de Camaragibe.
Durante aproximadamente 40 minutos, o grupo cultural, que se apresenta em várias cidades durante o ciclo junino, empolgou a plateia com passos sincronizados, figurinos homenageando o estado de Pernambuco e uma animação que não deixou ninguém parado.
Às 22h30, foi a vez da banda D´Johnsons pisar no palco do palhoção e destilar muitos sucessos do brega pernambuco, de Reginaldo Rossi a Conde Só Brega, passando por Priscila Sena e Raphaela Santos, e também relembrando sucessos de cantores como Bartô Galeno, Carlos Alexandre e Genival Santos.
Encerrando a noite, o cantor Hugo Álvares se apresentou com um repertório de forró contemporâneo e hits da música sertaneja de vários artistas. As comemorações continuam nesta quarta-feira (11) a partir das 18h45. Confira abaixo o roteiro:
Dia 11 de Junho
Dia 12 de Junho
Dia 13 de Junho
Dia 14 de Junho
2
02:41, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
"Camaragibe possui ampla riqueza cultural de vários ritmos e manifestações, além de uma vocação natural para essa atividade econômica que também é o Carnaval, gerando emprego e renda", disse o gestor.
Entre os temas abordados durante os dois dias do evento estão a estabilidade e o crescimento da América Latina e do Caribe.
"É um período de geração de emprego e renda, de aquecimento da economia da cidade e uma chance de muitos empreendedores fortalecerem seus negócios", disse o prefeito Diego Cabral
mais notícias
+