28 de novembro de 2024 às 10:36 - Atualizado às 14:56
Corte de energia na Prefeitura do Cabo. Foto: Divulgação
A sede da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, atualmente administrada pelo prefeito Keko do Armazém, teve a energia elétrica cortada na noite de quarta-feira, 27 de novembro (assista vídeo abaixo). O edifício fica localizado no bairro de Torrinha, na Região Metropolitana do Recife.
A Neoenergia, responsável pelo fornecimento de energia, explicou que a interrupção foi motivada por um atraso no pagamento das contas de luz, cujo valor, segundo apurações do G1, ultrapassa R$ 1 milhão.
Com o corte, o prédio público ficou sem eletricidade, sendo parcialmente iluminado apenas pelos faróis de carros que ainda acessavam a área.
A suspensão do fornecimento também afetou a iluminação pública em pontos importantes da cidade, como o Parque da Reserva do Paiva, a rotatória próxima ao Hospital Dom Helder e a comunidade Usina Mercês, localizada na zona rural do município.
A Neoenergia, por meio de uma nota oficial, confirmou que a decisão foi tomada após várias tentativas frustradas de negociação para a quitação dos débitos. A distribuidora alegou que o corte de energia foi o último recurso após o esgotamento de prazos e tratativas administrativas. A empresa ainda afirmou que está disposta a retomar o diálogo com a Prefeitura do Cabo e se comprometeu a religar o fornecimento assim que os débitos forem regularizados.
"A medida foi o último recurso adotado pela distribuidora, após esgotados todos os prazos e tratativas administrativas previstas. A Neoenergia reitera a disposição para a retomada do diálogo com o órgão público e se compromete em religar, imediatamente, a unidade após a quitação das faturas em aberto", diz a nota da Neoenergia.
Por outro lado, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho se manifestou alegando que não reconhece a dívida apontada pela distribuidora. O município afirmou que já entrou com uma ação judicial pedindo a retomada do fornecimento de energia, buscando resolver a situação de forma legal.
Nota Oficial da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho informa que, nesta quinta-feira (28), a Justiça de Pernambuco determinou a religação imediata da energia elétrica nos prédios da administração municipal e em outros locais essenciais, após o corte realizado pela concessionária Neoenergia, relacionado a débito não reconhecido de 2016 referente ao parque de iluminação pública.
O juiz responsável pela decisão considerou a interrupção do fornecimento sem justificativa válida e determinou que a energia fosse restabelecida sem demora. A medida foi reforçada por recomendação urgente do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que ressaltou os prejuízos causados à prestação de serviços públicos essenciais, como saúde, educação e o pagamento dos salários dos terceirizados, que será efetuado ainda hoje.
A Prefeitura reforça que todas as providências legais estão sendo tomadas e que, caso a Neoenergia não cumpra a ordem judicial, poderá ser multada em 10 mil reais por dia.
Com a religação da energia, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho espera restabelecer a normalidade dos serviços públicos e atender da melhor forma possível a população.
Atenciosamente,
Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho
4
03:21, 08 Dez
27
°c
Fonte: OpenWeather
O ex-secretário da Prefeitura do Recife, é reconhecido por sua atuação no setor público e foi responsável pela criação e implantação da rede COMPAZ.
O equipamento, adquirido pelo Governo do Pernambuco, representou um investimento de R$ 1,9 milhão e foi entregue no início de outubro, fortalecendo a estrutura hospitalar da região.
Segundo a PRF, o motorista perdeu o controle do veículo, que acabou tombando no acostamento da via.
mais notícias
+