Pernambuco, 27 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Mano Medeiros e Lula Cabral dão início às OBRAS de macrodrenagem entre Curcurana e Pontezinha

''Não estamos aqui para apontar responsabilidades, mas para unir forças e trabalhar juntos'', afirmou o prefeito jaboatonense.

28 de janeiro de 2025 às 13:31   - Atualizado às 13:31

Mano Medeiros e Lula Cabral

Mano Medeiros e Lula Cabral Foto: Divulgação PMJG

Nesta terça-feira, 28 de janeiro, os prefeitos do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, e do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, tiveram uma importante agenda, para darem início às obras de macrodrenagem no canal que delimita os bairros de Curcurana (Jaboatão) e Pontezinha (Cabo). O trabalho em conjunto visa tratar questões comuns às áreas limítrofes e proporcionar melhorias para as populações dos dois municípios. 

O prefeito Mano Medeiros destacou a importância da cooperação entre as gestões municipais.

“O dia de hoje é marcado por uma parceria histórica e exemplar entre nossos municípios. Nosso foco está em atender, de forma eficiente, as demandas da população. Não estamos aqui para apontar responsabilidades, mas para unir forças e trabalhar juntos, entregando o melhor para ambas as cidades”, afirmou.  

A iniciativa é conduzida pelas secretarias de Infraestrutura e Serviços Urbanos de ambas as Prefeituras. O principal objetivo do projeto é assegurar o controle do escoamento das águas pluviais ao longo do canal, evitando alagamentos e transtornos. 

As obras incluem limpeza, desobstrução de saídas de água, melhoria das margens do canal e requalificação de trechos da via local.

Além da macrodrenagem, a ação também contou com serviços complementares, realizados por 14 equipes, como tapa-buraco, capinação, regularização de vias, varrição, iluminação pública e outros reparos urbanos.

Mais obras em Jaboatão

Com objetivo de contribuir com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, realizou na terça-feira, 21 de janeiro, a 2 ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. O evento, que aconteceu no auditório da Afya - Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão, localizada em Piedade, contou com a participação do secretário municipal de Governo, Daniel Pessoa - representando o prefeito Mano Medeiros -, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, Francisco Papaleo, o secretário executivo de Defesa Civil do município, Elton Moura, além de servidores municipais, representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil.  

Durante o encontro, os grupos de trabalhos se reuniram e definiram as propostas que serão levadas para a Conferência Estadual de Meio Ambiente, de acordo com cada um dos cinco eixos temáticos: mitigação, justiça climática, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, governança e educação ambiental. Dentre as proposições estão: a elaboração e implementação do plano de recuperação das bacias dos rios Jaboatão e Tejipio; criação de comitês ambientais nas comunidades, elegendo representantes que dialoguem com a gestão  municipal; priorizar a fiscalização ambiental e a preservação de rios, mangues, lagos e marés e encostas; elaboração de um plano municipal de educação ambiental participativo, que contemple ações educativas na rede municipal; fomentar a parceria entre o setor público e a iniciativa privada, promovendo ações de educação ambiental e práticas sustentáveis; elaboração de plano municipal de arborização urbana e programa de reflorestamento das Áreas de Preservação Permanente (APPs). Além disso, foram escolhidos 22 delegados que vão representar Jaboatão na Conferência Estadual de Meio Ambiente, que acontecerá no mês de março.

O secretário municipal de Governo, Daniel Pessoa, fez a abertura do encontro. “Todos nós sabemos da importância deste tema para o município. Este é um momento oportuno para deixar registrado que a questão ambiental é uma das prioridades na gestão do prefeito Mano Medeiros. Através desta conferência, iremos debater várias questões pertinentes ao tema, em busca de soluções conjuntas com a sociedade. O prefeito ratifica a importância da participação popular e das instituições na construção de um futuro mais sustentável, seguro e justo para nossa cidade”, destacou. 

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, Francisco Papaleo, falou sobre a importância do debate a respeito do tema. “Jaboatão se situa entre os maiores municípios do estado e não poderia ficar de fora das discussões relativas ao meio ambiente. As propostas que vão sair daqui serão importantes para compor as próximas conferências que vão acontecer este ano. Apesar de todos os alertas, o planeta vem sofrendo cada vez mais com os eventos climáticos. Se não adotarmos medidas rápidas poderemos ter problemas ainda mais sérios no futuro”, enfatizou o gestor.

 

 

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

19:36, 27 Mar

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Governadora Raquel Lyra inaugura novos leitos no Hospital Dom Hélder Câmara.
Compromisso

Raquel Lyra entrega novos leitos de UTI para o Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo

Os novos equipamentos reforçam o atendimento em especialidades como traumato-ortopedia, vascular, cardiologia e cirurgia geral.

Navio MSC Agadir, em Suape.
Óbito

Polícia Federal investiga morte de tripulante chinês em navio cargueiro, em Suape

Lin Lin Tun, de 51 anos, estava no MSC Agadir, de bandeira de Hong Kong, quando a tripulação o encontrou sem vida.

Carro do IML.
Homicídio

Homem é morto a pauladas e golpes de facão enquanto trabalhava com o pai, no Grande Recife

A vítima havia se afastado momentaneamente para buscar um escavador quando os agressores a surpreenderam.

mais notícias

+

Newsletter