Matheus Farias, que está fazendo doutorado em Harvard, disse ainda que os tempos de verde e vermelho de cada semáforo são definidos sem apoio técnico.
Recifense afirma que criou método para melhorar trânsito da cidade em 130%. Foto: Divulgação
Matheus Farias, recifense que está doutorando em Inteligência Artificial pela Universidade de Harvard, chamou a atenção do público ao relatar um projeto que desenvolveu ainda em 2017, aos 19 anos, para solucionar os problemas de mobilidade urbana no Recife.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, ele revelou que criou um sistema de semáforos inteligentes com base em dados reais do trânsito da capital pernambucana, com o objetivo de aumentar a velocidade média dos veículos nas vias mais movimentadas da Região Metropolitana do Recife.
Matheus explicou que se surpreendeu, na época, ao descobrir que apenas uma pessoa era responsável por controlar manualmente toda a rede semafórica da região.
Segundo ele, essa pessoa definia os tempos de verde e vermelho de cada semáforo com base em tentativa e erro, sem apoio técnico, estatístico ou uso de tecnologia.
Incomodado com essa situação, ele decidiu usar seus conhecimentos para desenvolver um sistema inteligente. Matheus coletou dados diretamente do órgão de trânsito da cidade e criou um algoritmo para otimizar os tempos de sinal. O objetivo era melhorar o fluxo dos carros e reduzir os atrasos no dia a dia da população.
O jovem engenheiro afirmou que o experimento teve resultados expressivos. Segundo ele, o novo sistema apresentou uma melhoria de 130% na fluidez do trânsito, permitindo que os motoristas ganhassem tempo durante seus deslocamentos diários. Apesar da inovação e dos dados positivos, o projeto não foi adotado pela gestão municipal.
Matheus contou que enfrentou barreiras políticas e burocráticas ao tentar implementar a proposta. De acordo com ele, uma empresa que atuava junto ao órgão de trânsito do Recife havia mantido contrato por mais de 19 anos, o que, segundo ele, gerou resistência à entrada de novas soluções tecnológicas.
“Na época, disseram que não fazia sentido confiar em mim”, disse.
Em outro vídeo explicativo, que soma mais de 130 mil visualizações, Matheus reforçou que sua motivação sempre foi melhorar a vida das pessoas comuns.
“O que eu queria era que o pai e a mãe conseguissem levar os filhos à escola no horário certo, e que o trabalhador chegasse no emprego sem se atrasar”, afirmou.
3
4
11:15, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
O projeto foca na urbanização da área adjacente ao Canal do ABC, próximo à comunidade Escorregou Tá Dentro.
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.
mais notícias
+