Agentes da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) durante festividade do Carnaval. Foto: SDS/Divulgação
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) detalhou, na manhã desta quarta-feira, 11 de fevereiro, as ações da Operação Carnaval 2026, que vai atuar de forma integrada em todo o Estado para garantir a segurança dos foliões durante o período carnavalesco.
A Operação contará com um investimento total de R$ 12.285.720,00 e a mobilização de 68.254 postos de trabalho extras, envolvendo as forças de segurança e órgãos operativos, com reforço antes, durante e após os principais eventos.
Entre os principais eixos da Operação está o uso intensivo de tecnologia. Ao todo, 449 câmeras, entre fixas e com visão 360º, estão instaladas em pontos estratégicos do Estado. Deste total, 325 equipamentos estão concentrados nos municípios de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes. Também foram implantados dois totens de monitoramento, equipados com seis câmeras fixas e duas com visão 360º cada, totalizando 16 equipamentos.
A Operação também contará com reconhecimento facial e uso de bodycams no Galo da Madrugada, no Recife Antigo e no Sítio Histórico de Olinda, além de Plataformas de Observação Elevada (POE) instaladas nos municípios de Nazaré da Mata, Paudalho e Bezerros.
O monitoramento aéreo será reforçado com o emprego das aeronaves do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e com a ampliação da Operação Drone, que utiliza onze novos equipamentos mais robustos e modernos, permitindo acompanhamento em tempo real dos principais festejos carnavalescos. Os drones estarão operando em Recife, Olinda, Vitória de Santo Antão, Bezerros, Paudalho, Nazaré da Mata, Goiana, Pesqueira e Triunfo.
A secretária executiva de Defesa Social, Mariana Cavalcanti, destacou que o planejamento da Operação começou com antecedência e vem sendo executado de forma contínua.
“A gente tem tudo pensado e planejado há muito tempo. A Operação iniciou, ainda em setembro do ano passado, com as prévias, e as forças de segurança estão prontas para proporcionar um Carnaval seguro para todos os foliões”, afirmou.
A gestora também reforçou a importância de os cidadãos realizarem previamente o cadastro dos aparelhos no serviço Alerta Celular, ferramenta que auxilia na recuperação de celulares roubados ou furtados.
Outro ponto enfatizado pela SDS foi a Operação Dispersão, que consiste no reforço do policiamento logo após o encerramento dos eventos diários. Equipes atuarão nas áreas periféricas de saída do Recife Antigo e do Sítio Histórico de Olinda, garantindo a presença da Polícia Militar após o fim das festividades, com o objetivo de assegurar o ir e vir tranquilo da população e coibir principalmente roubos e furtos.
O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres, ressaltou que o uso das ferramentas tecnológicas tem sido fundamental para dar mais agilidade e precisão às ações em campo.
“Com o alcance das ferramentas tecnológicas, conseguimos saber em tempo real a localização e manter contato direto com a tropa, ajudando na dinâmica de movimentação no terreno. Hoje, temos uma visão situacional das operações nos eventos, com georreferenciamento e toda uma tecnologia embarcada nos aparelhos utilizados pelos policiais”, explicou.
O comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Francisco Cantarelli, reforçou as orientações preventivas ao público, especialmente em relação à hidratação, proteção solar e atenção aos pontos de risco, principalmente nos balneários. Segundo ele, toda a orla da Região Metropolitana do Recife contará com reforço de guarda-vidas, assim como o Galo da Madrugada, além do Posto de Comando Central para replicação de imagens e mapeamento de áreas de risco. O comandante destacou ainda que todas as estruturas temporárias passaram por vistorias prévias para garantir a montagem segura e alertou para a proibição do uso de serpentinas metálicas, devido ao alto risco de eletrocussão.
“O trabalho é no antes, no durante e no depois dos eventos”, afirmou.
Já o delegado-geral da Polícia Civil de Pernambuco, Felipe Monteiro, destacou o funcionamento dos plantões e o reforço nos principais polos carnavalescos. Segundo ele, a PCPE terá delegacias abertas 24 horas e delegacias móveis em pontos estratégicos, facilitando o registro de ocorrências próximo ao local dos fatos.
“Essas estruturas permitem que a pessoa registre a ocorrência sem precisar sair do polo carnavalesco, além de receber orientações sobre como se resguardar de dados sensíveis”, explicou.
A Operação Carnaval 2026 também contará com a atuação da Polícia Científica, com equipes distribuídas nos principais polos, incluindo o Galo da Madrugada, Olinda, Recife, Região Metropolitana, Agreste e Sertão, assegurando atendimento pericial e funcionamento das estruturas do Instituto de Criminalística e do Instituto de Medicina Legal. Centros Integrados de Comando e Controle em Recife, Caruaru e Petrolina estarão ativados.
A Defesa Civil do Estado atuará com monitoramento permanente no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (CICCE) e com equipes presentes no Galo da Madrugada, acompanhando possíveis riscos e apoiando as ações preventivas durante os eventos.
A Corregedoria da SDS atuará com funcionamento 24 horas durante o período carnavalesco, com equipes extras no Agreste, Sertão e Zona da Mata, garantindo o recebimento de denúncias de forma presencial, por telefone, e por canais digitais. A Ouvidoria da SDS também estará disponível para atendimento à população, por meio do Disque Denúncia 181, telefone, e-mail e plataforma digital.
As ações de segurança incluem ainda medidas específicas de proteção às mulheres, crianças, adolescentes e à população LGBTQIAPN+, com divulgação de canais de emergência, direitos humanos e combate à violência, além da atuação integrada das forças de segurança nos polos de maior concentração de público.
A Operação Carnaval 2026 contará com efetivo distribuído em todo o território pernambucano, com reforço especial em cidades com forte tradição carnavalesca, como Recife, Olinda, Bezerros, Pesqueira, Triunfo, Paudalho, Nazaré da Mata, Goiana e Vitória de Santo Antão, garantindo uma atuação integrada para assegurar um Carnaval seguro para moradores e turistas em Pernambuco.
3
4
09:52, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Thales Machado era genro do gestor municipal, Dione Araújo (UB), e escreveu, na noite da quarta-feira (11), uma carta aberta nas redes sociais.
As vendas de produtos eletrônicos eram feitas pela plataforma principal, mas os pagamentos eram redirecionados para empresas de fachada.
Juliana, de 27 anos, começou a passar mal rapidamente, com problemas respiratórios. Ela foi levada ao hospital, mas sofreu uma parada cardíaca e morreu.
mais notícias
+