Local da rinha onde a polícia fez operação. Fotos: Divulgação/PMPE. Arte: Portal de Prefeitura
Na manhã do domingo, 16 de março, durante a Operação Vasconcelos Sobrinho, policiais militares da 1ª CIPOMA, na área do 2° BPM, realizaram a desarticulação de uma rinha de galos no Sítio Limeirinha, zona rural do município de Carpina, Pernambuco.
Ao chegarem ao local, os policiais flagraram No momento da abordagem, 46 indivíduos estavam presentes no evento, juntamente com 46 galos.
Diante da situação, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Plantão de Nazaré da Mata, onde foram tomadas as providências legais cabíveis, conforme a legislação vigente.
Durante a ação, também foram apreendidos 80 galos de briga, que se encontravam confinados em gaiolas, além de diversos materiais utilizados na prática ilegal, como rações e suplementos alimentares destinados aos galos, gaiolas de contenção dos animais e equipamentos usados para forçar o combate entre eles. Os galos apreendidos ficaram sob a guarda de responsável designado como fiel depositário.
Uma operação conjunta em Petrolina desarticulou um abatedouro clandestino e encontrou 44 animais, entre caprinos e ovinos.
A ação contou com a participação da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). No local, os responsáveis já haviam abatido 28 animais.
O abate irregular compromete a segurança alimentar, pois os animais não passaram por avaliação veterinária, essencial para garantir que a carne seja própria para consumo.
Durante a fiscalização, a equipe apreendeu as carnes já cortadas e as vísceras. Eles encaminharam os animais vivos ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e só os devolverão mediante apresentação da GTA, emitida pela ADRAGRO, além do pagamento de multa, que varia de R$ 200 a R$ 600 por animal.
A PCPE, em parceria com a CPRH, Polícia Militar (CIPOMA e 2º BPM) e o Instituto de Criminalística, deflagrou a Operação Policial Ambiental Macellum em outubro do ano passado.
A operação teve como objetivo combater maus-tratos a animais e crimes ambientais em um matadouro clandestino localizado no município de Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco.
Ao chegar ao local, as autoridades flagraram um homem carregando aproximadamente 760 kg de carne bovina, proveniente de bois da raça nelore, na carroceria de uma caminhonete.
A carne estava sendo retirada de um abatedouro irregular. Diante da movimentação suspeita, as equipes policiais e peritos adentraram o local, onde confirmaram o abate recente de animais e a prática ilegal de esquartejamento.
Durante a ação, a equipe apreendeu facões, facas e outros instrumentos usados no abate. Peritos do Instituto de Criminalística também recolheram amostras de sangue e carne para análise laboratorial.
2
18:50, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.
Segundo equipes de patrulhamento, a dupla de turistas, pai e filho, perceberam o golpe depois de realizar o pagamento em uma máquina de cartão de crédito.
Thales Machado era genro do gestor municipal, Dione Araújo (UB), e escreveu, na noite da quarta-feira (11), uma carta aberta nas redes sociais.
mais notícias
+