Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Polícia combate "curso de desbloqueio" de celular roubado em Pernambuco e outros estados

As investigações começaram em maio, após a prisão de um homem considerado referência no desbloqueio remoto de celulares.

Gabriel Alves

17 de novembro de 2025 às 12:11   - Atualizado às 12:11

Material encontrado e apreendido pela polícia.

Material encontrado e apreendido pela polícia. Foto: TV Globo/Reprodução

A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) iniciou, nesta segunda-feira, 17 de novembro, uma operação nacional para desarticular um esquema de desbloqueio ilegal de celulares. Ao todo, 132 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em 11 estados, incluindo Pernambuco. A ação faz parte da Operação Rastreio, iniciativa permanente de combate a roubos e furtos de aparelhos.

Os mandados foram expedidos e são coordenados pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM). As buscas também ocorrem no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Alagoas, Maranhão, Piauí, Pará e Rondônia.

As investigações começaram em maio, após a prisão de um homem considerado referência no desbloqueio remoto de celulares. Segundo a PCERJ, além de atuar no esquema, ele ministrava cursos on-line ensinando técnicas de desbloqueio para receptadores e criminosos de todo o país.

"Ele ainda ministrava cursos on-line, ensinando a efetivar os desbloqueios", completou a polícia.

Com a detenção, a polícia passou a identificar a rede de “clientes” que enviavam aparelhos roubados para desbloqueio. Os alvos desta fase da operação são usuários ativos desses serviços e pessoas suspeitas de recolocar os celulares no mercado com aparência de legalidade após o desbloqueio.

Veja Também

Há também investigados por tentativa de acesso a dados bancários das vítimas, buscando realizar empréstimos ou transações fraudulentas. Muitos dos mandados estão sendo cumpridos em estabelecimentos comerciais, como lojas, boxes e quiosques.

Segundo a Polícia Civil fluminense (PCERJ), desde o início da Operação Rastreio, mais de 10 mil celulares foram recuperados, e 2,8 mil já foram devolvidos aos proprietários.

“Até o momento, são mais de 700 criminosos presos, entre roubadores, furtadores e receptadores”, informou a corporação.

Operação da PF

A Polícia Federal cumpriu na última terça-feira, 11 de novembro, mandados de busca e apreensão nas cidades de Jardinópolis e Igaraçu do Tietê, em São Paulo, em uma operação para desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas com envio de substâncias controladas pelos Correios.

De acordo com a PF, duas mulheres são investigadas por receber encomendas internacionais da Suécia contendo substâncias utilizadas como adulterantes da cocaína. Durante a ação, foram apreendidos equipamentos eletrônicos que serão submetidos à perícia técnica da PF.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:33, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Secretário da prefeitura que se suicidou, ao lado dos filhos que ele matou antes.
Tragédia

Secretário de prefeitura mata os dois filhos a tiros e tira a própria vida em seguida

Thales Machado era genro do gestor municipal, Dione Araújo (UB), e escreveu, na noite da quarta-feira (11), uma carta aberta nas redes sociais.

Viatura da Polícia Civil de São Paulo.
Operação

Grupo chinês ligado ao PCC vira alvo por lavar R$ 1,1 bilhão na venda de eletrônicos no Brasil

As vendas de produtos eletrônicos eram feitas pela plataforma principal, mas os pagamentos eram redirecionados para empresas de fachada.

Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos, que morreu e academia C4 Gym onde caso ocorreu.
Investigação

Polícia indicia donos de academia onde professora foi intoxicada após natação; mulher morreu

Juliana, de 27 anos, começou a passar mal rapidamente, com problemas respiratórios. Ela foi levada ao hospital, mas sofreu uma parada cardíaca e morreu.

mais notícias

+

Newsletter