Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Polícia Civil acusa prefeito afastado de Pesqueira de direcionar licitações em troca de apoio

Segundo o delegado do caso, as licitações supostamente fraudadas estavam, em sua maioria, relacionadas à compra de materiais de construção e à locação de veículos.

Ricardo Lélis

04 de abril de 2025 às 18:58   - Atualizado às 18:58

Prefeito Cacique Marcos.

Prefeito Cacique Marcos. Foto: Beto Dantas/Portal de Prefeitura.

A Polícia Civil de Pernambuco acusa o prefeito de Pesqueira, Cacique Marcos Xukuru (Republicanos), de liderar um suposto esquema de fraudes em licitações que beneficiou empresários do município, localizado no Agreste do estado.

De acordo com as investigações, o gestor teria direcionado concorrências públicas como forma de retribuição ao apoio financeiro recebido durante sua campanha eleitoral de 2020.

Cacique Marcos foi afastado do cargo após ser alvo da Operação Pactum Amicis, deflagrada na quinta-feira (3), que apura crimes como fraude, corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

“No período investigado, de janeiro de 2021 até setembro de 2022, 15 certames foram fraudados, gerando um dano ao patrimônio público de R$ 15,7 milhões”, afirmou o delegado Jeová Miguel, da Delegacia de Combate à Corrupção de Caruaru, nesta sexta-feira (4).

Segundo o delegado, as licitações supostamente fraudadas estavam, em sua maioria, relacionadas à compra de materiais de construção e à locação de veículos.

Veja Também

“Quatro empresários foram beneficiados. Um da dedetização e outros três da engenharia civil e locação”, explicou.

A Polícia Civil apura ainda que os empresários teriam realizado doações à campanha eleitoral de Cacique Marcos. Os valores das contribuições, no entanto, não foram divulgados.

Embora tenha vencido as eleições municipais de 2020, Cacique Marcos não assumiu a Prefeitura de Pesqueira por conta de uma condenação da Justiça Federal que o tornou inelegível.

Ele, entretanto, foi nomeado secretário municipal de Governo e Planejamento pelo então prefeito Bal de Mimoso (Republicanos), que governou o município até 2024.

“Apesar de ele não ser o prefeito, pelos elementos informativos que a gente obteve, Cacique Marcos ainda tinha muita força política dentro da gestão do município”, afirmou o delegado Jeová Miguel.

Segundo ele, a investigação não encontrou indícios de que Bal de Mimoso estivesse envolvido no suposto esquema.

A Operação Pactum Amicis foi realizada nos municípios de Pesqueira, Alagoinha e Arcoverde. Foram cumpridos 15 mandados de busca domiciliar, um de afastamento do cargo e um de prisão. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 15,7 milhões das contas dos investigados.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:52, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Cachorro não sobreviveu a queda.
Decisão

Adolescentes são apreendidos suspeitos de arremessar cão em rio e do alto de um prédio

A Guarda Municipal, por meio da equipe da Guarda Ambiental, foi acionada para uma ocorrência de maus-tratos a animal, que não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo filho de secretário morre.
Perda

Segundo filho de secretário morre após ser baleado pelo pai, confirma polícia

A criança estava internada em estado gravíssimo na UTI do Hospital Estadual de Itumbiara desde a noite de quarta-feira (11), quando foi atingida pelos disparos.

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

mais notícias

+

Newsletter