Entre os destaques está a redução de 11,7% no número de homicídios registrados entre janeiro e maio de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado.
30 de junho de 2025 às 11:54 - Atualizado às 12:09
Cabo de Santo Agostinho registra queda nos principais indicadores de criminalidade, diz SDS Foto: Divulgação
A SDS relata que o município do Cabo de Santo Agostinho tem apresentado avanços significativos na área da segurança pública. Segundo a pasta, os dados do acumulado do ano, entre os meses de janeiro e maio, mostram uma redução nos índices de violência, resultado de ações estratégicas e integradas das forças de segurança que atuam na região.
Entre os destaques está a queda de 11,7% no número de homicídios registrados entre janeiro e maio de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 77 ocorrências no ano passado e 68 neste ano. Outro dado é a diminuição de 22,7% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), como roubos e furtos, no mesmo intervalo de tempo, saindo de 396 casos em 2024 para 306 em 2025.
Os resultados são da atuação do 18º Batalhão da Polícia Militar, cuja sede está estrategicamente localizada no Centro do Cabo e conta com quatro companhias descentralizadas que atuam de forma integrada e próxima da população. A unidade trabalha sob o conceito de presença policial qualificada e emprega recobrimentos táticos das diversas unidades da Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), garantindo cobertura permanente em áreas sensíveis.
A dimensão preventiva ganha reforço com o Núcleo de Polícia Comunitária, sediado em Ponte dos Carvalhos, que consolida a filosofia de policiamento orientado à solução de problemas, aproximando efetivamente a corporação e a comunidade.
Todo o planejamento operacional é feito em coordenação interinstitucional com a Polícia Civil, Grupamento Tático Aéreo (GTA), Operação Lei Seca e setores de Inteligência, possibilitando operações conjuntas com uso de drones, análise de manchas criminais e resposta rápida em momentos críticos.
“O 18ºBPM mantém acompanhamento semanal dos indicadores do ProgramaJuntos Pela Segurança, alinhado às diretrizes do Comando da Corporação e do Governo do Estado. Esta gestão orientada por evidências estatísticas potencializa nossos resultados e assegura a preservação de vidas”, destaca o comandante do batalhão, tenentecoronelAlex Francisco.
Leia Também
Veja Também
A Delegacia da 40ª Circunscrição do Cabo tem intensificado investigações e acelerado a remessa de inquéritos, especialmente os relacionados a homicídios, tráfico de drogas e assaltos. Além disso, a Delegacia de Homicídios também ampliou o número de prisões e de inquéritos concluídos, fortalecendo o enfrentamento aos crimes contra a vida.
Segundo o delegado Altemar Mamede, titular da Delegacia Seccional do Cabo de Santo Agostinho (Desec), o trabalho tem sido direcionado para o enfrentamento dos crimes mais sensíveis à população.
“Estamos priorizando a investigação e remessa de inquéritos de homicídios, roubos e tráfico de drogas, tanto que a delegacia da 40ª Circunscrição é sempre a primeira colocada, dentre todas as delegacias da Região Metropolitana do Recife, no que tange à produtividade”, declarou o delegado seccional.
Já a Delegacia de Homicídios do Cabo, de acordo com o delegado chefe da Divisão Metropolitana de Homicídios Sul, Cláudio Neto, tem “intensificado as investigações e já aumentou consideravelmente o número de prisões e esclarecimentos de crimes contra a vida”, destacou o delegado.
Os gestores também ressaltam que operações de maior porte estão sendo executadas e outras programadas para os próximos meses, visando combater o tráfico, os roubos e os homicídios, muitos destes motivados por disputas entre grupos criminosos rivais.
O município vem sendo diretamente beneficiado pelas ações do programa Juntos Pela Segurança, lançado pelo Governo de Pernambuco em 2023, que já registra 13 meses consecutivos de redução nos homicídios em todo o Estado.
Só nos primeiros cinco meses de 2025, Pernambuco apresentou uma queda de 14% nos homicídios, e em 2024 registrou reduções em diversos indicadores: 5,16% a menos nas Mortes Violentas Intencionais, 6,1% nos feminicídios (com 97,4% de resolução) e 2,37% nos CVPs.
Até 2026, o Governo de Pernambuco prevê investimentos superiores a R$ 2,3 bilhões em segurança pública, abrangendo concursos, capacitação de efetivos, aquisição de equipamentos e tecnologias.
2
20:50, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A Guarda Municipal, por meio da equipe da Guarda Ambiental, foi acionada para uma ocorrência de maus-tratos a animal, que não resistiu aos ferimentos e morreu.
A criança estava internada em estado gravíssimo na UTI do Hospital Estadual de Itumbiara desde a noite de quarta-feira (11), quando foi atingida pelos disparos.
Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.
mais notícias
+