Pernambuco, 05 de Maio de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Zona da Mata de Pernambuco reduz em 64,4% os casos de estupro em dezembro de 2025, diz SDS

Segundo o órgão, os resultados refletem o esforço contínuo das forças de segurança e a eficácia das estratégias implementadas.

Ricardo Lélis

16 de janeiro de 2026 às 19:41   - Atualizado às 19:42

Policiais civis e militares de Pernambuco.

Policiais civis e militares de Pernambuco. (Foto: Divulgação/ SDS)

A Zona da Mata finalizou o último mês do ano com resultados expressivos nos indicadores criminais. Segundo o levantamento feito pela Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE), o mês de dezembro apontou para uma redução de 64,4% no crime de estupro, em comparação ao mesmo período do ano anterior, passando de 45 registros em dezembro de 2024 para 16 em 2025.

No mesmo mês, o crime de estupro de vulnerável obteve uma redução ainda mais expressiva. Com uma diminuição de 75,7%, passou de 37 (dezembro 2024) para 9 (dezembro 2025) casos.

A retração também foi observada nos casos de Violência Contra a Mulher (VCM), com um recuo de 10,1% no comparativo com o ano de 2024. Os resultados refletem o esforço contínuo das forças de segurança e a eficácia das estratégias implementadas.

Para o coronel Adriel Serafim, diretor Integrado do Interior I da Polícia Militar de Pernambuco (Dinter I/PMPE), o trabalho da PMPE, em conjunto com as operativas, trouxe expressivas reduções na criminalidade.

“Principalmente na violência contra a mulher e notadamente na redução do estrupro e estupro de vulneráveis. É um trabalho que tem sido feito muito forte nessa região, e tem trazido boas reduções nos indicadores criminais”, pontuou.

Veja Também

“As Áreas Integradas de Segurança 12 e 13, que englobam municípios da Mata Sul, alcançaram marcas importantes como o melhor ano da série histórica na redução dos feminicídios”, destacou a delegada Luciana Pontes, diretora adjunta da diretoria Integrada do Interior I da Polícia Civil de Pernambuco (Dinter I/PCPE)

Os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs)  também se destacam pela significativa redução durante o mês, registrando uma queda de 18% no mês de dezembro, em comparação com o ano anterior.

Já no acumulado de todo o ano, essa redução alcançou 16,5%, com 3.159 registros em 2024 e 2.637 em 2025, demonstrando avanços concretos no combate a esse tipo de crime.

Durante todo o ano de 2025, o indicador de celulares subtraídos apresentou uma redução de 18,8%. Em dezembro, foi registrado um recuo de 41%, com 239 ocorrências (dezembro 2024) e 141 ocorrências (dezembro 2025).

Destaca-se ainda que a região alcançou uma redução de 48,4% na modalidade de furto de veículos. Nas modalidades de roubos de cargas o recuo foi de 63,6% e furtos de cargas com 16,7%. Todos os dados são em comparativo com o mesmo período no ano de 2024.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:04, 05 Mai

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governadora Raquel Lyra e vice-governadora Priscila Krause em reunião, no Palácio do Campo das Princesas, com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Demanda

Raquel Lyra solicita R$ 6,3 bilhões do PAC, em reunião com ministro, para obras após as chuvas

As medidas abrangem recuperação de escolas, construção de barragens para contenção de cheias, política habitacional para famílias afetadas e obras de contenção de encostas e macrodrenagem.

Entrega de ajuda humanitária em Goiana.
Assistência

Governo Raquel Lyra realiza entrega de ajuda humanitária em Goiana após fortes chuvas

Para o município, desde a tarde do domingo (3) foram encaminhados 700 colchões, 1400 lençóis, 38 kits de limpeza, 38 kits de higiene e 700 litros de água mineral

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
Emprego

Recife tem 353 vagas de trabalho para esta terça (5); confira cargos e salários

Entre as oportunidades disponibilizadas pelo Sine, 39 são destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência (PCD).

mais notícias

+

Newsletter