01 de fevereiro de 2024 às 19:42
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB) criticou a falta de diálogo por parte do Governo Raquel Lyra após sessão de retorno dos trabalhos dos deputados.
O posicionamento do parlamentar se deu por conta de gestora recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADIN) contra trechos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Pernambuco em 2024. Os vetos de Raquel à partes da LDO haviam sido derrubados pela Casa.
"Olha essa questão do diálogo, desde o primeiro momento que nós assumimos a presidência da Assembleia que a gente sempro procurou o diálogo, não só com o Governo do Estado, como os outros poderes. Mas eu espero que essa palavra diálogo não seja só da boca da fora, por que o que vem acontecendo ultimamente, por parte do Governo do Estado, vocês viram essa semana. Faltando dois dias para que fosse feita a redistribuição entre os Poderes do Superávit que teve no estado, invés de ter chamado para uma conversa, onde também poderia ter sido chamado essa conversa lá trás, antes de ser votado os vetos, pra sentar, para conversar, pra tentar chegar num entendimento. E o que a gente viu mais uma vez que essa palavra diálogo por parte do Governo não existe, que entrou com uma Adin, entrou na Justiça invés de ter chamado mais uma vez a Alepe para ter uma conversa. Então a gente espera que realmente, essa palavra diálogo vá existir, não fique só da boca pra fora", disse.
Ao ser perguntado sobre se passaria a oposição após essa situação, Álvaro Porto disse que o seu grupo político iria se reunir e definir a questão após o Carnaval.
"O que a gente vem analisando pra onde vai nosso grupo político agora nas eleições municipais, mas hoje eu quero tranquilizar os pernambucanos em relação a Assembleia e o Governo do Estado nós vamos ter uma relação institucional. O estado em momento algum vai ser prejudicado e a gente, como já disse aqui, o importante é a qualidade de vida dos pernambucanos, e nossa decisão de para onde o meu grupo político vai, logo após o carnaval a gente vai definir a questão do partido", concluiu.
1
3
10:14, 16 Nov
28
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo o deputado, o gesto simboliza não apenas o reconhecimento institucional, mas também o agradecimento de milhares de pernambucanos tocados pelo trabalho espiritual e social desenvolvido pelo apóstolo.
Mesmo com o posicionamento, Carlos Veras admite incômodo como estado sempre cedendo nas negociações nacionais.
A governadora comentou sobre a situação durante coletiva de imprensa neste sábado, 15 de novembro.
mais notícias
+