Vereador Eduardo Moura (Novo). Foto: Bruno Vila Nova/Portal de Prefeitura
Em entrevista ao Fala Político, do Portal de Prefeitura, o vereador do Recife, Eduardo Moura (Novo), se posicionou contra a proposta de tarifa zero no transporte público da Região Metropolitana do Recife. (Veja vídeo abaixo)
Segundo o parlamentar, a medida pode parecer atraente, mas o custo recairia sobre a população de outra forma, já que "o dinheiro precisa sair de algum lugar".
Para ele, o foco deve estar na melhoria da qualidade do serviço, com investimentos em ônibus elétricos, veículos com ar-condicionado, acessibilidade universal e condições mais dignas para motoristas e demais profissionais do setor.
Veja vídeo:
A proposta de implementação da “Política de Tarifa Zero” no transporte público do Recife foi tema de debate que envolveu diversos parlamentares na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã da última segunda-feira (6).
A proposta foi feita através do requerimento número 9901/2025, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), dirigido ao prefeito João Campos (PSB).
"Outros 138 municípios brasileiros já colocaram em prática, de forma bem sucedida, a tarifa zero. O Recife pode ser mais uma dessas cidades”, propôs a parlamentar.
O requerimento foi aprovado. Liana Cirne disse que, com a tarifa zero, o direito à cidade será ampliado a diversas pessoas que não têm como pagar o transporte público para fazer os deslocamentos.
“A tarifa zero representa a democratização do acesso à cidade e também pode garantir uma mobilidade de mais qualidade”, disse. Ela assegurou que está em andamento, no Governo Federal, “um estudo de viabilidade econômica para que a tarifa zero seja adotada em todos os municípios”.
A vereadora lembrou ainda que, na legislatura anterior, a Câmara do Recife tinha uma Frente Parlamentar pela Renda Básica e que os vereadores que a compunham visitaram o município de Maricá (RJ) para ver os exemplos daquele município.
“Lá, a tarifa zero já foi implementada. Por causa da medida, o número de motocicletas no trânsito diminuiu, assim como o de acidentes. O lazer aumentou, assim como as vendas do comércio”, afirmou.
A vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) pediu aparte e parabenizou Liana Cirne. “Nós também defendemos o passe livre e a tarifa zero”. A vereadora Kari Santos (PT), por sua vez, disse que “esta é uma pauta importante e vai beneficiar a população desempregada”.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) pediu esclarecimentos: “Eu preciso entender as condições da tarifa zero. Ela será dada somente a quem está inscrito no CadÚnico ou é para todos? Além disso, de onde virá o subsídio?”.
O vereador Júnior de Cleto (PSB) alertou que é preciso definir, numa proposta de tarifa zero, a situação do transporte complementar.
Com informações da Câmara do Recife
2
3
4
02:26, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
mais notícias
+