Pernambuco, 09 de Fevereiro de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Vai chover em PERNAMBUCO? INMET alerta para chuvas em grande parte do país; veja os locais

Comunicado válido até as 10h desta segunda-feira (6), prevê chuvas de até 100 milímetros (mm) ao dia e ventanias que podem chegar a 100 quilômetros por hora (km/h).

05 de janeiro de 2025 às 17:59   - Atualizado às 19:04

Vai chover em PERNAMBUCO? INMET alerta para chuvas em grande parte do país; veja os locais

Vai chover em PERNAMBUCO? INMET alerta para chuvas em grande parte do país; veja os locais Foto: Rodolfo Kosta/Portal de Prefeitura

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para uma faixa que vai do Amazonas ao Maranhão, cobrindo também regiões do Pará e do Tocantins. Estão previstas chuvas de até 100 milímetros (mm) ao dia e ventanias que podem chegar a 100 quilômetros por hora (km/h). Há risco de falta de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso vale até as 10h desta segunda-feira (6), para quase 200 cidades desses estados, e está classificado com nível laranja, que indica perigo.

Além disso, chuvas mais brandas devem atingir boa parte do país. Cerca de 1,5 mil municípios de 13 estados e o Distrito Federal devem registrar chuvas de até 55 mm/hora, com ventos intensos, mas baixo risco de ocorrências. O alerta de nível amarelo, que representa perigo potencial, cobre todo o estado do Espírito Santo e do Tocantins e quase a totalidade dos municípios do Amazonas, Pará, de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Também deve chover no norte de Rondônia e no sul de Roraima, no sudoeste do Maranhão e do Piauí, na região oeste e no extremo-sul da Bahia e no Norte do Rio de Janeiro. Pernambuco, não entra na previsão do Inmet para essas próximas horas.

O Inmet recomenda que a população evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. Em caso de rajadas de vento, também não se deve buscar abrigo debaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é importante seguir as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de cada local.

Tempo em janeiro

O Inmet prevê que o mês de janeiro no Brasil será de chuvas dentro da média climatológica e, em algumas ocasiões, acima da média, em grande parte das regiões Norte, Sul e Nordeste.

No Sudeste, os acumulados devem ficar dentro da normalidade, ou acima, em São Paulo e Rio de Janeiro, mas em Minas Gerais e no Espírito Santo a precipitação deve ser menor do que a usual para este mês.

Leia Também

Situação semelhante deve ocorrer no Centro-Oeste, com chuvas dentro dos parâmetros normais, ou acima, em grande parte de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e registros abaixo do padrão em Goiás e nas regiões noroeste e sudeste de Mato Grosso do Sul.

Já as previsões dos termômetros indicam calor acima do padrão para o mês, com alguns dias ainda mais quentes, principalmente no Norte do país, com temperatura média do ar ultrapassando os 28 graus Celsius.

Agência Brasil

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

22:16, 09 Fev

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o governo Lula para 2025?

Notícias Relacionadas

Menino de 5 anos morre após ser atingido por tiro acidental.
Luto

Menino de 5 anos morre após ser atingido por tiro acidental disparado pela irmã de 7 em Pombos

O disparo ocorreu enquanto a criança manuseava uma espingarda de caça.

Polícia Militar desmonta esquema de tráfico de drogas.
Operação

Polícia Militar desmonta esquema de tráfico de drogas no Agreste de Pernambuco

No total, foram apreendidos 1,29kg de maconha, 1,40kg de crack e 24g de cocaína.

João Victor, presidente da Jovem do Leão.
Defesa

"Foi somente vítima", diz advogado de presidente da Jovem do Leão ao pedir liberdade

Após socorrerem João Victor às pressas no Hospital da Restauração, a polícia o autuou em flagrante e o juiz decretou sua prisão preventiva.

mais notícias

+

Newsletter