Pernambuco, 16 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vídeo: turista é multada em R$ 10 mil por tocar em tartaruga-marinha em praia de Fernando de Noronha

Segundo o ICMBio, a conduta da turista configura infração ambiental, pois o APA de Fernando de Noronha proíbe qualquer tipo de toque.

Gabriel Alves

16 de outubro de 2025 às 13:33   - Atualizado às 13:33

Momento em turista toca em tartaruga-marinha.

Momento em turista toca em tartaruga-marinha. Foto: Reprodução

Uma turista da cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, foi multada em R$ 10 mil pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) após ser flagrada tocando em uma tartaruga-marinha durante um banho de mar em Fernando de Noronha, Pernambuco. O caso, registrado em vídeo, mostra a mulher e outra pessoa acariciando o animal, identificado como uma Chelonia mydas, espécie ameaçada de extinção. (veja vídeo abaixo)

A autuação foi aplicada pelo Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio no dia 3 de outubro, conforme divulgado na quarta-feira, 15 de outubro. Segundo o órgão ambiental, a conduta configura infração ambiental, pois o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) de Fernando de Noronha proíbe qualquer tipo de toque, perseguição ou interferência direta com animais silvestres.

A infração foi confirmada depois que a própria turista publicou o vídeo nas redes sociais, no último 26 de setembro, mostrando o momento em que ela e os filhos se aproximam da tartaruga e passam a mão em seu casco. As imagens rapidamente repercutiram e chegaram ao conhecimento das autoridades ambientais, que abriram procedimento administrativo para apurar o caso.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Virgílio aprovado na Alepe

O nome de Virgílio de Almeida Ignácio de Oliveira foi aprovado, por unanimidade, para exercer o cargo de administrador-geral de Fernando de Noronha.

A votação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aconteceu, na tarde desta quarta-feira, 13 de agosto, onde obteve, por unanimidade, 34 votos.

Veja Também

No dia 12 de agosto, Virgílio passou pela sabatina da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Alepe, na qual também foi aprovado por unanimidade. 

Foram quase cinco meses de espera, desde a indicação enviada pela governadora Raquel Lyra, em março. Como a sabatina não acontecia e a ilha precisava resolver demandas diárias, Virgílio foi nomeado administrador-adjunto, cargo temporário que vinha exercendo desde o dia 16 de maio de 2025.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:51, 16 Ago

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ivan Moraes.
Decisão

Ivan Moraes segue candidato ao Governo de Pernambuco após reunião nacional do PSOL não acontecer por falta de quórum

A avaliação da legenda é de que uma eventual retirada poderia beneficiar João Campos, já que o eleitorado do partido está situado no campo da esquerda e poderia migrar para o candidato socialista.

Ednaldo Ferreira e Nivaldo Ferreira.
Tragédia

Dois irmãos são mortos a tiros em Serra Talhada; eventos com João Campos na cidade são cancelados

Um terceiro homem, apontado nas informações iniciais como autor dos disparos, também morreu no local após uma troca de tiros.

Sheldon.
Festa

Sheldon abre gravação do DVD Saia Rodada 25 anos neste domingo (16) em Olinda; ingresso é 2kg de alimento

Cantor pernambucano fará o primeiro show da programação antes do registro audiovisual comandado por Raí Saia Rodada.

mais notícias

+

Newsletter