Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Turista de 22 Anos é Mordida por Tubarão-Lixa em Fernando de Noronha

Apesar do episódio, especialistas reforçam que o tubarão-lixa é considerado um animal dócil, que raramente ataca seres humanos.

26 de abril de 2025 às 11:44   - Atualizado às 11:44

Turista de 22 Anos é Mordida por Tubarão-Lixa em Fernando de Noronha.

Turista de 22 Anos é Mordida por Tubarão-Lixa em Fernando de Noronha. Fotos: Reprodução.

Uma turista de 22 anos, natural de São Paulo, foi mordida na mão esquerda por um tubarão enquanto realizava um mergulho em Fernando de Noronha, na última quinta-feira, 24 de abril.

O incidente ocorreu nas proximidades da Associação Noronhense de Pescadores (Anpesca), na região do Porto de Santo Antônio. De acordo com informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a espécie envolvida foi um tubarão-lixa.

A jovem recebeu atendimento no Hospital São Lucas e foi liberada após avaliação médica, já que o ferimento não foi considerado grave.

Segundo comunicado, a mulher estava mergulhando com o acompanhamento de um guia quando foi surpreendida pelo animal. “A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada à unidade de saúde. Após atendimento médico, foi liberada. O ferimento não necessitou de sutura", informou o ICMBio em nota.

Após o ocorrido, o ICMBio iniciou uma investigação para apurar possíveis irregularidades, como a alimentação de animais silvestres no local. A Administração da Ilha e o ICMBio alertaram que "alimentar animais silvestres é uma infração ambiental, passível de multa e apreensão da embarcação utilizada no cometimento da infração".

Veja Também

Apesar do episódio, especialistas reforçam que o tubarão-lixa é considerado um animal dócil, que raramente ataca seres humanos. A espécie, cujo nome deriva do grego e significa "boca articulada", não é capaz de causar ferimentos graves como os registrados em outros locais, como no litoral do Recife. No entanto, o comportamento pode mudar caso o animal se sinta ameaçado. 

Ocorrência recente

Uma turista de 46 anos foi mordida por um tubarão enquanto nadava na Praia do Porto, em Fernando de Noronha, em novembro do ano passado. O incidente aconteceu próximo ao Porto de Santo Antônio, uma área conhecida pela presença de tubarões-lixa. Apesar do susto, a mulher foi atendida no Hospital São Lucas, recebeu alta médica e passa bem.

De acordo com informações divulgadas pela Administração da Ilha, a turista estava nadando sem o uso de snorkel, quando sentiu a mordida na região superior e lateral do fêmur. Ela acredita que, de forma acidental, pode ter tocado ou batido em um dos animais que estavam próximos à embarcação onde ela nadava. Após solicitar ajuda, a mulher foi levada por uma embarcação até o cais e, de lá, encaminhada para o hospital.

O laudo médico descreveu o ferimento como uma lesão com cerca de 10 centímetros, marcada por cortes em formato de arcada dentária e múltiplas perfurações. Embora a mordida na parte superior do fêmur tenha sido superficial, a lesão inferior atingiu o tecido subcutâneo, exigindo cuidados médicos no local.

O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) analisou o caso com base no laudo e nas imagens do ferimento e confirmou que se tratava de um jovem tubarão-lixa. Apesar de não ser considerada agressiva, essa espécie pode causar ferimentos ao se defender, como explicado pelos representantes do comitê.

O Cemit também reforçou um alerta aos turistas sobre a interação com a fauna marinha.

“Esses animais são silvestres e, embora não costumem atacar humanos, podem reagir se sentirem ameaçados”, destacaram os especialistas, orientando para que visitantes evitem se aproximar intencionalmente dos tubarões.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:25, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Chuva no Recife; alerta da Apac.
Atualizações

APAC divulga cidades em que mais choveu nas últimas 24 horas em Pernambuco; veja lista

Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.

Apac faz aviso de chuva em regiões de Pernambuco
Tempo

Apac renova previsão de chuva nas próximas 24 horas no Grande Recife e Matas Norte e Sul

De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.

Fiscalização da PRF em rodovia.
Estradas

PRF lança Operação Carnaval nas rodovias federais de Pernambuco a partir desta sexta (13)

Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.

mais notícias

+

Newsletter