Prefeito do Recife, João Campos. Foto: Reprodução/TV Globo
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), em sessão da Segunda Câmara realizada em 5 de fevereiro de 2026, julgou regular com ressalvas a transformação de cargos de Auxiliar de Enfermagem em Técnico de Enfermagem prevista na Lei Municipal nº 19.340/2024, da Prefeitura do Recife. O acórdão, de número 166/2026, determina recomendações ao Executivo municipal para corrigir a legislação.
A decisão do TCE-PE decorre de uma auditoria especial relativa ao exercício de 2025, que avaliou a conformidade dos atos de gestão no município.
A investigação teve início após a Medida Cautelar no Acórdão nº 337/2025, que identificou irregularidades na transformação de cargos sem concurso público.
Segundo o TCE-PE, a Prefeitura do Recife reverteu os cargos para a condição original de Auxiliar de Enfermagem em abril de 2025, seguindo a determinação da Corte, sem que houvesse dano ao erário municipal.
O relator do processo, conselheiro Marcos Loreto, apontou que a Lei Municipal nº 19.340/2024 contraria dispositivos da Constituição Federal:
Art. 37, II – exige concurso público para acesso a cargos públicos.
Art. 22, XVI – competência privativa da União para legislar sobre condições para o exercício de profissões regulamentadas.
O TCE-PE também citou decisões anteriores (Acórdãos nº 2113/2023 e nº 954/2024) que já reconheciam a impossibilidade de o município alterar a natureza do cargo de Auxiliar de Enfermagem para Técnico de Enfermagem por lei municipal.
O acórdão concluiu que a transformação de cargos é irregular e inconstitucional, mas avaliou como regular com ressalvas os atos praticados pela Prefeitura, já que houve reversão imediata e não ocorreu prejuízo financeiro.
O TCE-PE recomenda que a Prefeitura do Recife:
Encaminhe proposta de alteração legislativa para revogar o §1º do art. 2º da Lei nº 19.340/2024, que previa a transformação de cargos sem concurso público, em conformidade com a Constituição e a Súmula Vinculante nº 43 do STF.
Caso a Lei Municipal nº 19.340/2024 tivesse permanecido em vigor, os cargos de Auxiliar de Enfermagem na Prefeitura do Recife teriam sido transformados em cargos de Técnico de Enfermagem sem a realização de concurso público. Essa mudança teria gerado consequências legais e administrativas significativas:
A transformação contraria o artigo 37, inciso II, da Constituição, que exige concurso público para provimento de cargos efetivos. Sem concurso, a alteração teria sido considerada inconstitucional, abrindo espaço para questionamentos jurídicos futuros.
O art. 22, inciso XVI, da Constituição determina que apenas a União pode legislar sobre condições para o exercício de profissões regulamentadas. Ao criar cargos de Técnico de Enfermagem, o município teria ultrapassado sua competência, tornando a lei inválida perante órgãos de controle.
Servidores que eram Auxiliares de Enfermagem teriam automaticamente ocupado cargos de nível superior (Técnico de Enfermagem), sem atender aos requisitos de formação e qualificação exigidos por lei federal e regulamentação profissional.
Manter a transformação poderia criar um precedente de alteração de cargos municipais sem concurso público, potencialmente afetando outros setores e cargos na administração, e gerando questionamentos futuros sobre legalidade e fiscalização.
Risco de questionamentos judiciais e controle externo
Mesmo que não houvesse dano financeiro imediato, a manutenção da transformação teria exposto o município a ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) e outras medidas de controle externo pelo TCE-PE e pelo Ministério Público de Contas.
Em resumo, a decisão de reverter os cargos para a condição original de Auxiliar de Enfermagem evitou conflitos legais e garantiu que a administração municipal mantivesse a conformidade com a Constituição e com as normas de concurso público.
A sessão foi presidida pelo conselheiro Valdecir Pascoal, com acompanhamento do relator, conselheiro Marcos Loreto, e do conselheiro Eduardo Lyra Porto. A procuradora do Ministério Público de Contas presente foi Germana Laureano.
1
2
3
4
21:02, 06 Ago
24
°c
Fonte: OpenWeather
A Rede de Ensino da cidade registrou destaque tanto nos Anos Iniciais quanto nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Levantamento do Instituto Múltipla aponta crescimento da aprovação da governadora no município sertanejo, administrado pela prefeita Márcia Conrado.
Celebrado em 11 de setembro, o aniversário do município deve se estender ao longo do mês, reunindo apresentações musicais, manifestações culturais e celebrações religiosas.
mais notícias
+