Pernambuco, 07 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TCE-PE apura uso de símbolo do PSB em memorial de Eduardo Campos, diz Metrópoles

Denúncia apresentada pelo vereador Thiago Medina (PL) levou o Tribunal de Contas de Pernambuco a instaurar procedimento para apurar o caso.

Portal de Prefeitura

05 de julho de 2026 às 14:02   - Atualizado às 14:12

Parque Eduardo Campos e símbolo do PSB

Parque Eduardo Campos e símbolo do PSB Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) instaurou um procedimento para apurar a presença de um símbolo associado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Memorial Eduardo Campos, localizado no Recife. A informação foi divulgada pelo site Metrópoles e tem como origem uma denúncia apresentada pelo vereador do Recife Thiago Medina (PL).

De acordo com a publicação, o caso envolve a utilização da tradicional pomba com ramo de oliveira, marca historicamente vinculada ao PSB, em uma das placas instaladas no memorial dedicado ao ex-governador Eduardo Campos.

TCE abre procedimento para investigar denúncia

Segundo o Metrópoles, o Tribunal de Contas comunicou oficialmente ao vereador que foi instaurado o Processo TC nº 26100824-9, por meio de uma Medida Cautelar, além da abertura de um Procedimento Interno de Fiscalização para aprofundar a análise dos fatos.

A comunicação foi feita em ofício assinado pelo diretor executivo de Controle Externo do TCE-PE, Fábio Pedrosa Barbosa.

Nesta etapa, o Tribunal irá avaliar as informações apresentadas na representação antes de decidir sobre eventuais providências. A abertura da apuração não representa, por si só, o reconhecimento de irregularidades.

Veja Também

Denúncia questiona possível promoção político-partidária

Na representação, Thiago Medina sustenta que a utilização de um símbolo ligado a um partido político em um equipamento público pode contrariar os princípios da impessoalidade, moralidade, legalidade e publicidade previstos no artigo 37 da Constituição Federal.

Ainda conforme o Metrópoles, a denúncia destaca que o memorial foi inaugurado durante a gestão do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que também exercia a presidência nacional do partido naquele período.

Para o parlamentar, esse contexto reforça a necessidade de investigação sobre eventual utilização de patrimônio público para promoção político-partidária.

Pedidos apresentados ao Tribunal

Entre os pedidos formulados pelo vereador estão a retirada do símbolo considerado partidário, a responsabilização dos agentes públicos envolvidos, caso sejam constatadas irregularidades, e o envio das conclusões da apuração ao Ministério Público de Pernambuco e ao Ministério Público Eleitoral.

Em declaração reproduzida pelo Metrópoles, Thiago Medina afirmou que a abertura do procedimento demonstra que a denúncia possui elementos suficientes para análise pelos órgãos de controle e defendeu que a administração pública deve observar rigorosamente o princípio da impessoalidade.

Até o momento, não há decisão definitiva do Tribunal sobre o mérito da denúncia. O caso segue em fase de instrução e análise pelo TCE-PE.

 

 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:25, 07 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

César Ramos durante agenda.
Eleições

César Ramos cumpre agenda na Mata Norte e amplia articulação de campanha em Condado e Itambé

Candidato a deputado estadual pelo PSD participou de encontros com lideranças, apoiadores e moradores durante o fim de semana

Manifestação no Recife.
Manifestação

Recife: protesto pede afastamento de Moraes, do STF, em ato do 7 de Setembro, na Avenida Boa Viagem

Os participantes também defenderam o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é candidato à reeleição.

Prefeito de Jaboatão Mano Medeiros.
Compromisso

Prefeito Mano Medeiros lança patinetes elétricos e autoriza novo banheiro na Orla de Jaboatão

Ações foram realizadas durante o feriado de 7 de Setembro, que teve praias movimentadas e atividades do Verão da Gente

mais notícias

+

Newsletter