Taxi Foto: Divulgação
Os taxistas que atuam em todo o Estado de Pernambuco serão isentos de cobrança de taxa e passam a contar com maior prazo de validade para verificação periódica dos taxímetros, que passa a ser bienal.
A execução da verificação no Estado é de responsabilidade do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-PE), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A medida que entrou em vigor no dia 16 de julho segue o que determina a Medida Provisória nº 1.305/2025, que estabelece a isenção da cobrança das taxas de verificação inicial e subsequente de taxímetros em todo o país.
De acordo com o presidente do Ipem-PE, Ary Morais, a mudança representa um avanço na desburocratização e um incentivo direto aos profissionais da categoria.
“Além de desonerar os taxistas pernambucanos com a isenção da taxa de verificação, a nova regra reduz custos operacionais e facilita o cumprimento das obrigações legais. É uma medida que valoriza o trabalho dos profissionais e reafirma o compromisso do Ipem-PE com a modernização e eficiência dos serviços públicos”, destacou Ary.
Com a nova regulamentação, os taxímetros em uso no estado — que antes precisavam ser verificados anualmente — agora devem passar pela verificação periódica a cada dois anos.
Os certificados emitidos em 2025, antes da publicação da portaria, também terão sua validade estendida automaticamente até 2027. O mesmo se aplica às etiquetas com a inscrição “verificado até 2026”, que continuam válidas até o ano seguinte.
O Ipem-PE orienta que os taxistas que ainda não realizaram a verificação de seus equipamentos consultem o cronograma de atendimento no site oficial do Instituto ou entrem em contato pelo 0800 081 1526 para mais informações.
Em maio deste ano, a prefeita professora Elcione Ramos assinou a emissão transitória de pagamento que beneficia taxistas e motoristas do transporte complementar (kombeiros) de Igarassu.
A ocasião contou com a presença de representantes do Sistema Complementar de Igarassu (STCI) e do Serviço Municipal de Táxi (SMTX).
2
3
4
06:20, 17 Out
26
°c
Fonte: OpenWeather
Dados da Condepe/Fidem mostram desempenho positivo da indústria e do comércio varejista em julho, além de crescimento em segmentos da produção agropecuária.
Entre as gestantes, os registros passaram de 4.692, em 2024, para 5.063, em 2025, crescimento de cerca de 7,9%.
Intervenção deve beneficiar 1,5 mil moradores de áreas de risco e inclui drenagem, pavimentação e urbanização, além de ações de monitoramento climático.
mais notícias
+