SES-PE amplia leitos de UTI pediátrica para tratamento de síndrome respiratória aguda grave. Foto: Divulgação
Com a pressão assistencial na rede por conta da sazonalidade provocada por vírus respiratórios na pediatria, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) já abriu 222 leitos pediátricos em 2025, até o momento.
Na Região Metropolitana do Recife (RMR), aumentou mais 10 leitos de UTI pediátrica exclusivos para o tratamento de quadros da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), nesta segunda-feira, 19 de maio, no Hospital Brites de Albuquerque (HBA), em Olinda.
A iniciativa surge como resposta à sazonalidade do período, em que há um aumento expressivo de casos de infecções respiratórias no Estado.
Com a ampliação, a unidade de saúde passa a contar com 40 leitos de terapia intensiva pediátrica, reforçando a estrutura da rede estadual para atender a demanda crescente por atendimentos de maior complexidade.
“Estamos abrindo 15 leitos de UTI pediátrica nesta semana, na primeira e na segunda macrorregião, que vão ajudar a rede de saúde a dar conta dessa pressão assistencial. Então, além desses 15, temos a programação de abrirmos mais leitos no decorrer do mês de maio e início de junho”, disse o secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral (SEGECG) da SES-PE, Anderson Oliveira. Os outros cinco leitos, citados pelo executivo, serão abertos no Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns.
Atualmente, o hospital registra uma taxa significativa de ocupação dos leitos de pediatria. A conversão de 10 deles para o perfil UTI busca garantir maior suporte aos casos graves, oferecendo um cuidado especializado e adequado às necessidades das crianças acometidas pela doença.
“Essa ampliação é estratégica para salvar vidas. Com o aumento dos casos de síndromes respiratórias em crianças, era essencial reforçar nossa retaguarda de UTI. Estamos trabalhando para garantir assistência qualificada e em tempo oportuno para os pequenos pacientes que mais precisam”, afirma a diretora geral Hospital Brites de Albuquerque, Roseli Nascimento.
Ao todo, o Hospital Brites de Albuquerque passa a dispor de 150 leitos, distribuídos da seguinte forma: 40 leitos de enfermaria adulto; 10 leitos de enfermaria pediátrica; 60 leitos de UTI adulto e 40 leitos de UTI pediátrica.
2
4
14:43, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A expectativa em torno do certame mobiliza candidatos que buscam cargos como agente, escrivão e delegado
Festa tem início às 19h com atrações musicais e culturais distribuídas entre os polos Saramandaia, Sítio Histórico e Três Ladeiras.
Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a cidade será palco de quatro dias de pura emoção, com shows de artistas renomados do forró e da música nordestina.
mais notícias
+