Pernambuco, 13 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Seap e IFPE iniciam curso de inclusão digital para internas do Bom Pastor

Programa Mulheres Mil oferece 200 horas de capacitação a 60 internas com direito a remição de pena e bolsa de R$ 600,00.

Beto Dantas

17 de outubro de 2025 às 17:58   - Atualizado às 18:14

SEAP e Colônia Penal Feminina do Recife, antigo Bom Pastor, atuam juntos na inclusão das apenadas.

SEAP e Colônia Penal Feminina do Recife, antigo Bom Pastor, atuam juntos na inclusão das apenadas. Foto: Divulgação/SEAP

Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) realizou, nesta quinta-feira (16/10), a aula inaugural do Curso Agente de Inclusão Digital Mulheres Mil, na Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR), localizada no Engenho do Meio. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a SEAP e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE/Campus Olinda).

O curso é voltado a 60 internas da unidade prisional, distribuídas em duas turmas, e conta com 200 horas de aulas presenciais voltadas ao uso e à compreensão da tecnologia. Entre os temas abordados estão: tecnologia da informação e comunicação, uso da internet, navegação e e-mail, inclusão digital para a cidadania e introdução à informática. As participantes que concluírem o curso terão direito à remição de pena e receberão uma bolsa no valor de R$ 600,00.

A aula inaugural contou com a presença de representantes da SEAP, do IFPE e da unidade prisional. O gerente-geral de Ressocialização da SEAP, Augusto Sales, destacou a relevância da capacitação digital no contexto prisional. “A temática digital faz parte de todas as áreas de atuação. Na preparação de mulheres em privação de liberdade para o retorno ao mercado de trabalho, é fundamental incluir o aprendizado sobre tecnologia”, ressaltou.

A pró-reitora de Extensão do IFPE, Laura Silva, explicou que o programa vai além da qualificação técnica. “O Mulheres Mil associa as questões de gênero, as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na sociedade e a formação social com a formação profissional, promovendo autonomia e geração de renda”, afirmou.

Também participaram da mesa o professor José Carlos de Sá e a coordenadora do Mulheres Mil, Dianiela Torres, ambos do IFPE. As gestoras da CPFR, Liliane Arruda e Allayni Vasconcelos também participaram da cerimônia.

Veja Também

O Programa Mulheres Mil tem como propósito contribuir para a transformação da realidade de mulheres em vulnerabilidade social, oferecendo novas oportunidades de formação, autonomia e cidadania e o direito à educação profissional e tecnológica. 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:23, 13 Set

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Carnaval nas ruas de Olinda
Folia

Olinda: confira a programação das prévias carnavalescas para este domingo (13), pontos de acesso e organização

A abertura do período de ensaios começou na última segunda-feira (07) e tudo transcorreu dentro da normalidade.

Policial militar.
Evento

Recife realiza Parada da Diversidade neste domingo (13), com quase 500 profissionais da segurança, garante SDS

Operação terá 477 lançamentos das forças de segurança, com drones, helicóptero e reconhecimento facial em Boa Viagem.

Viatura da PMPE.
Acidente

Viatura da PM bate em residência durante perseguição a motociclistas no Recife

Três policiais estavam no veículo, foram socorridos e permanecem em acompanhamento médico, segundo a corporação.

mais notícias

+

Newsletter