Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

SEGUNDO TURNO EM PE: Vinicius Castello e Ramos são os candidatos mais pesquisados no Google

O petista enfrenta Mirella Almeida, em Olinda, e o tucano duela com Júnior Matuto, em Paulista.

Everthon Santos

11 de outubro de 2024 às 13:00   - Atualizado às 13:06

Vinicius Castello e Ramos.

Vinicius Castello e Ramos. Foto: Divulgação

Na reta final para o segundo turno das eleições municipais de Olinda e Paulista, os candidatos intensificam suas campanhas, mas ainda não há pesquisas eleitorais que apontem um favorito nas duas disputas. No entanto, os dados de buscas no Google podem fornecer pistas sobre o interesse do público em cada um dos postulantes.

Um levantamento feito pelo Blog do Silvinho, com informações obtidas através da ferramenta Google Trends, que mede a popularidade de termos pesquisados no motor de busca, é possível observar qual dos dois candidatos são os mais pesquisados.

Olinda

Durante os últimos sete dias, o nome de Vinicius Castello, candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT), atingiu 75% das buscas feitas na plataforma, enquanto sua adversária, Mirella Almeida, candidata pelo Partido Social Democrático (PSD), ficou com 25%.

Embora esses números não sejam um reflexo direto de intenções de voto, eles demonstram o nível de interesse que os eleitores têm nos candidatos ao fazerem suas pesquisas na internet.

Paulista

De acordo com o levantamento do Google Trends, o candidato Ramos, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), lidera nas buscas realizadas no Google, com 72%. Já Junior Matuto, concorrente pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), aparece com 28% das buscas na última semana.

Veja Também

Vale ressaltar que o volume de buscas não necessariamente se traduz em apoio eleitoral, uma vez que pode haver outros fatores influenciando o aumento das pesquisas, como eventos na campanha ou mesmo controvérsias.

Guia eleitoral

Recomeça nesta sexta-feira, 11 de outubro, a veiculação das campanhas no Horário Eleitoral Gratuito, referente ao segundo turno das eleições, nas cidades de Olinda e Paulista, ambas na Região Metropolitana do Recife.  A 117ª Zona Eleitoral, em Olinda, realizou na quarta-feira (9) a reunião com os partidos políticos e emissoras de rádio e TV para a definição do plano de mídia e ordem começa a ser veiculado.

Diferente do que ocorre no 1º turno, a ordem de exibição dos programas não foi definida em sorteio, mas a partir do próprio resultado da votação obtida no 1º turno. Dessa forma, o primeiro dia do Horário Eleitoral se inicia com a coligação Frente Popular de Olinda, com Vinicius Castello (PT), que ficou em primeiro lugar na disputa de primeiro turno, com 38,75% dos votos válidos (80.422 votos). Na sequência, a candidata Mirella Almeida (PSD), da coligação A Esperança Se Renova, que teve com 30,02% dos votos válidos (62.289 votos).

A dispensa do sorteio é prevista na Resolução 23.671/2021 do Tribunal Superior Eleitoral. Serão dois blocos diários de 10 minutos cada, divididos igualmente entre as duas coligações.

Ficou estabelecido ainda o plano de mídia para os 25 minutos diários de inserções de até 1 minuto, a serem distribuídos ao longo da programação, bem como a forma de entrega do material de mídia para as emissoras geradoras dos programas. Em Olinda ficarão responsáveis pela geração dos programas televisivos a TV Tribuna e TV Nova e no rádio as emissoras CBN, Rádio Duarte Coelho e Rádio Olinda.

O evento foi conduzido pelo juiz eleitoral Gustavo Valença Genú, titular da 117ª Zona Eleitoral, com a presença do promotor eleitoral Felipe Akel Pereira.

Ontem, foi a vez de Paulista promover uma audiência, conduzida pelo juiz Ricardo de Sá Leitão Alencar Júnior, para definir o horário eleitoral. A ordem da exibição dos programas eleitorais de hoje também seguirá o resultado da votação.

Desta forma, o candidato Ramos (PSDB), da coligação “A Força da Mudança”, abre o programa eleitoral do dia de hoje. O ex-deputado tucano teve 44,36% dos votos válidos no primeiro turno (74.092 votos). Em seguida, o postulante Junior Matuto (PSB), da coligação “Frente de Mobilização e resgate do Paulista”, se apresenta. O socialista somou 30,66% dos votos válidos (51.213 votos).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:54, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

Lula vai estar presente em fábrica de Suape e também no Galo da Madrugada.
Agenda

Lula visita Pernambuco, inaugura expansão da Aché em Suape e participa do Galo da Madrugada

Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.

mais notícias

+

Newsletter