Moradores do bairro de Jardim Brasil I, em Olinda, no Grande Recife, expressam crescente preocupação com a segurança local, após uma série de 15 furtos ocorridos na Paróquia do Divino Espírito Santo nos últimos dias.

Itens levados da paróquia

Os itens levados incluem eletrodomésticos como fogão, micro-ondas, panelas e até mesmo um botijão de gás. O crime mais recente foi o roubo do sino da igreja, retirado na madrugada da última sexta-feira, 3 de maio.

Sino Centenário

O sino, uma relíquia doada à paróquia há 94 anos, é feito de bronze e pesa mais de 50 quilos. Além de seu valor material, o sino desempenha um papel fundamental na vida da comunidade, convocando os fiéis para as celebrações religiosas e marcando a passagem das horas.

A cuidadora de idosos Geane Cavalcanti explicou que por conta dos furtos a igreja precisou suspender algumas atividades beneficentes.

Pedido devolução

Estima-se que um sino similar possa custar em média R$ 20 mil. Após o roubo, um pedido foi afixado na porta do templo: “Por favor, devolva o sino!”.

Em uma das invasões, os ladrões danificaram o telhado da igreja e, mesmo após registrando boletins de ocorrência, os fiéis não conseguiram recuperar os itens.