O local tem histórico de restrição ao banho há pelo menos 26 anos, principalmente por causa das fortes correntezas e do risco elevado de ataques de tubarão.
Praia Del Chifre, em Olinda, onde homem morreu afogado. Foto: Reprodução/TV Globo
Um homem de 30 anos morreu afogado na tarde do domingo, 4 de maio, ao tentar resgatar a cunhada que se afogava na praia de Del Chifre, em Olinda, no Grande Recife. Dênis Henrique da Silva, ajudante de pedreiro, desapareceu no mar após entrar na água para socorrer a familiar. O Corpo de Bombeiros encontrou o corpo por volta das 7h da manhã da segunda (5).
A tragédia ocorreu enquanto a família, moradora do bairro de Salgadinho, em Olinda, aproveitava o domingo na praia. Segundo informações, outros membros da família também tentaram ajudar no resgate.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu a mulher de 32 anos e a levou ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área central do Recife. Dênis, no entanto, não conseguiu retornar à superfície.
Moradores da região conhecem o trecho onde ocorreu o afogamento como “inferninho”, devido à periculosidade do mar. O local tem histórico de restrição ao banho há pelo menos 26 anos, principalmente por causa das fortes correntezas e do risco elevado de ataques de tubarão.
O litoral do Grande Recife, que vai da Praia do Farol, em Olinda, até a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, possui 33 quilômetros com proibição de atividades náuticas como surfe e mergulho.
Embora o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) tenha instalado quatro placas de sinalização na praia de Del Chifre, moradores alertam que a área segue com pouca visibilidade sobre os riscos.
Segundo o Cemit, ao todo, 150 placas foram colocadas ao longo do trecho proibido. No entanto, o comitê destaca que os equipamentos sofrem com vandalismo e furtos frequentes, o que compromete a segurança dos banhistas.
Um turista chinês de 45 anos morreu afogado na tarde do dia 4 de abril, na Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, após ser retirado do mar nas proximidades da Pracinha de Boa Viagem.
O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco confirmou que atendeu a ocorrência e enviou seis viaturas para o local. Os primeiros a prestar socorro foram dois guarda-vidas que estavam de serviço na praia e identificaram a situação de risco ainda durante o banho de mar.
Eles conseguiram resgatar o homem da água e iniciaram as manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) na faixa de areia. Apesar do esforço da equipe, que contou com apoio posterior de unidades médicas, o turista morreu após ser encaminhado para uma unidade de saúde da região. Os profissionais de emergência seguiram todos os protocolos de atendimento até o último momento.
Além da vítima fatal, um segundo homem, de 50 anos, também se afogou durante o mesmo episódio. Os bombeiros conseguiram resgatá-lo com vida. A corporação informou que ele não precisou de atendimento médico adicional e foi liberado no local, sem maiores complicações.
2
20:42, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
mais notícias
+