Metrô do Recife. Foto: Reprodução
O Metrô do Recife vai operar no próximo domingo, 6 de outubro, durante o primeiro turno das eleições municipais no Brasil, das 5h às 23h, para facilitar o transporte dos eleitores, conforme informado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Aos domingos, o Metrô do Recife transporta, em média, 48 mil passageiros.
Para garantir o funcionamento, a CBTU suspenderá as obras de manutenção corretiva nas Linhas Centro e Sul, que ocorrem desde 1º de setembro aos domingos. Quando as obras foram anunciadas, a CBTU explicou que a suspensão das operações aos domingos era necessária devido à complexidade do serviço, já que o período noturno (0h às 4h) não é suficiente para os reparos.
Nos domingos sem o metrô, o Grande Recife Consórcio de Transporte reforçou as linhas de ônibus na Região Metropolitana. O sistema de metrô do Recife tem enfrentado problemas recorrentes, como falhas elétricas, explosões em geradores e rompimentos de fios.
As manutenções estão sendo realizadas nos trilhos e sistemas eletrificados. O metrô conta com 36 estações, além de interligações com terminais de ônibus. A Linha Sul tem 12 estações, indo de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, até a Estação Central do Recife. Já a Linha Centro possui 18 estações, divididas nos ramais de Camaragibe e Jaboatão, ambos terminando na Estação Central do Recife, no bairro de São José.
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura – Semobi, por meio do Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, informou que em virtude da paralisação da operação do metrô do Recife aos domingos, por tempo indeterminado, para a realização de manutenção dos sistemas das linhas eletrificadas centro e sul, a partir do próximo domingo, 1° de setembro, será montado esquema de ônibus para reforçar o atendimento aos passageiros da Região Metropolitana do Recife – RMR, e minimizar o impacto da falta desse equipamento, enquanto o metrô não for restabelecido.
Além da ativação de 3 linhas especiais, também haverá o reforço de 31 linhas, que juntas farão 1.571 viagens aos domingos.
Segundo o Diretor-Presidente do CTM, Matheus Freitas, devido à ausência do serviço ofertado pelo sistema ferroviário, será realizado um esforço, tanto operacional quanto financeiro, que trará um relevante aumento de oferta, possibilitando garantir o direito à mobilidade da população, também aos domingos.
“Só será possível graças à participação efetiva do Governo do Estado no subsídio ao transporte metropolitano. A equipe do Grande Recife estará empenhada em fazer o melhor diante de mais este desafio. Neste primeiro momento, as mudanças trarão um aumento de 15% na frota de ônibus disponíveis aos domingos. O serviço será avaliado semanalmente até que se garanta a melhor eficácia possível.”
1
21:46, 22 Jun
25
°c
Fonte: OpenWeather
Ação do Cuida PE no Hospital Armindo Moura realizou procedimentos ortopédicos e reduziu fila de espera no estado
Eduardo Moura afirmou que a Prefeitura do Recife não pode se isentar da responsabilidade de fiscalizar atividades que infringem a legislação.
A lei foi criada em 2015 com o objetivo claro de proteger os animais do sofrimento e maus-tratos, além de modernizar o trânsito e os serviços urbanos da cidade.
mais notícias
+