Pernambuco, 30 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Recife recebe projeto gratuito com avaliações físicas e orientações de saúde na Macaxeira

Carreta Cuidar funcionará de 3 a 13 de novembro, no Parque Urbano da Macaxeira, com atendimentos gratuitos, atividades físicas e ações educativas.

Ricardo Lélis

30 de outubro de 2026 às 21:09   - Atualizado às 21:13

Projeto Carreta Cuidar chega ao Recife.

Projeto Carreta Cuidar chega ao Recife. (Foto: Norte Marketing/ Divulgação)

Moradores do Recife terão acesso a avaliações físicas, orientações individualizadas e atividades gratuitas voltadas à promoção da saúde entre os dias 3 e 13 de novembro de 2026.

Nesse período, o Parque Urbano da Macaxeira, na Zona Norte da capital pernambucana, receberá a Carreta Cuidar, iniciativa itinerante realizada pela Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Esporte, em parceria com a AstraZeneca.

O projeto tem como objetivo ampliar o acesso da população a ações de prevenção de doenças e incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis.

A estrutura oferecerá uma jornada de atendimento que começa com a identificação de possíveis fatores de risco, passa por avaliações físicas e termina com orientações específicas para cada participante.

O funcionamento será de segunda-feira a sábado, nos períodos da manhã e da tarde, com exceção do domingo, 8 de novembro. Todos os serviços serão gratuitos e não será necessário realizar agendamento prévio.

Veja Também

Além das avaliações, a iniciativa prevê a identificação de situações que possam exigir acompanhamento na rede municipal de saúde.

Quando necessário, os participantes serão orientados e encaminhados para a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, fortalecendo a integração entre as ações de prevenção e a Atenção Primária.

“A Carreta Cuidar é uma oportunidade de aproximar ainda mais a população das ações de prevenção e promoção da saúde. A iniciativa fortalece o papel da Atenção Primária, incentivando hábitos de vida mais saudáveis e facilitando a identificação de fatores de risco. Quando necessário, também vamos garantir o direcionamento dos usuários para acompanhamento na rede municipal, reforçando a importância do cuidado contínuo e integral”, destacou Juliana Martins, secretária executiva de Atenção Básica do Recife.

Como serão realizadas as avaliações físicas

Para participar do Projeto Cuidar, os interessados deverão comparecer à carreta instalada no Parque Urbano da Macaxeira e realizar um cadastro inicial.

Nessa etapa, será preenchida uma ficha de saúde para identificar possíveis fatores de risco, como hipertensão, diabetes e doenças respiratórias, além de outras condições importantes para a realização dos testes.

Depois da triagem, os participantes responderão ao Questionário de Prontidão para Atividade Física (PAR-Q), utilizado para verificar condições relacionadas à prática de exercícios. Em seguida, serão encaminhados para estações de avaliação física.

O percurso inclui testes de capacidade aeróbia, força muscular, potência dos membros inferiores, flexibilidade e agilidade. Ao final, cada pessoa receberá uma síntese individual dos resultados, acompanhada de orientações para melhorar os hábitos de vida e cuidar da saúde.

Caso sejam identificadas alterações que necessitem de acompanhamento, a equipe fará a articulação com a Atenção Primária à Saúde do Recife para possibilitar o encaminhamento à unidade de referência do participante.

Os indicadores epidemiológicos consolidados durante a iniciativa também serão compartilhados com a Secretaria Municipal de Saúde. As informações poderão contribuir para o planejamento de políticas públicas e estratégias de prevenção no município.

Parque da Macaxeira terá aulas e conversas educativas

Além dos atendimentos individuais, a programação contará com atividades coletivas abertas à população. Estão previstas aulas de dança, treinamento funcional, mobilidade, equilíbrio e alongamento, conduzidas por profissionais e estudantes de Educação Física capacitados.

As atividades físicas acontecerão em dois horários: das 6h30 às 7h30 e das 8h às 9h. A proposta é estimular a prática regular de exercícios e mostrar diferentes possibilidades de movimentação corporal no cotidiano.

A programação também terá conversas educativas das 9h às 9h45, com orientações sobre prevenção de doenças, alimentação saudável, hidratação, diabetes, saúde cardiovascular, tabagismo, sono, estresse e qualidade de vida.

Para Leandro Fonseca, diretor de Assuntos Corporativos da AstraZeneca no Brasil, a iniciativa demonstra a importância da colaboração entre o poder público e a iniciativa privada para ampliar o acesso da população à prevenção e ao cuidado contínuo com a saúde.

O Projeto Cuidar busca, assim, aproximar os serviços de promoção da saúde dos moradores, reunindo avaliações, atividades físicas e informação em um mesmo espaço público, com possibilidade de continuidade do atendimento na rede municipal quando necessário.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:09, 30 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Colisão entre moto e caminhão.
Ocorrência

Colisão entre moto e caminhão deixa duas pessoas feridas na BR-101, no Recife

Acidente aconteceu no km 67 da rodovia, na Cidade Universitária, no sentido Paulista; vítimas foram socorridas para uma unidade de saúde.

Prefeitura de Belo Jardim.
Repasses

Prefeitura de Belo Jardim paga servidores efetivos e injeta quase R$ 6 milhões na economia

Folha salarial de outubro soma R$ 5,97 milhões e beneficia profissionais da administração municipal e diversos setores da economia local.

Um homem e a filha adolescente morreram após o carro em que estavam capotar na estrada de acesso ao Vale do Catimbau.
Agreste

Buíque registra três mortes em acidentes com carro e caminhão em 24 horas

Pai e filha morreram após um carro capotar na estrada do Catimbau. No dia seguinte, acidente com caminhão deixou outra vítima fatal na PE-250.

mais notícias

+

Newsletter