Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer de Pernambuco Foto: Divulgação/HCP
Na última sexta-feira, 25 de abril, a Receita Federal doou 16,22 quilos de cabelo humano e aparelhos celulares à Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer de Pernambuco. A entrega ocorreu no Terminal de Cargas Aéreas do Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, e reuniu representantes do órgão e da instituição beneficiada.
O material será utilizado na confecção de perucas para as mulheres que lutam contra a doença e estão em tratamento no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP).
A apreensão se deu durante uma operação de fiscalização em agosto de 2022, em um voo internacional vindo de Portugal. Segundo a Receita Federal, a carga apresentava irregularidades como a ausência da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a tentativa de entrar com os itens escondidos em bagagem de passageiro.
Além dos cabelos, a doação incluiu 111 rolos de fitas para fixação de perucas, avaliados em R$ 9 mil, e dez smartphones, que serão fundamentais para atender as demandas administrativas.
“Foi a primeira vez que uma carga desse tipo foi apreendida na nossa região. Encontramos a Rede Feminina e não poderíamos ter feito escolha melhor”, afirmou o auditor fiscal do órgão, Luiz Gonzaga Leite.
Maria da Paz, presidente da Rede Feminina, enfatizou o impacto da iniciativa e salientou que a instituição se comprometeu divulgar o resultado final da produção das perucas.
“Essa doação transforma uma tentativa de ato ilícito em benefício para mulheres em tratamento, suas famílias e toda a sociedade”, afirmou.
Atuando há mais de duas décadas no HCP, a entidade desenvolve o projeto "Troque Fios de Cabelo por Fios de Esperança", que confecciona e distribui perucas gratuitamente. Com a nova remessa, a produção terá um impulso importante, especialmente para atender pacientes mais jovens.
Silene Dahmen, coordenadora da oficina de confecção de perucas, explicou que o material será direcionado principalmente para adolescentes e mulheres entre 17 e 30 anos, público que prefere cabelos longos.
“As pacientes mais jovens valorizam cabelos compridos, diferente das idosas, que optam por cortes mais curtos. Essa doação vai nos permitir atender melhor essas necessidades”, disse.
2
18:23, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Enquanto Olinda e Recife entram em clima de festa com blocos, maracatus e multidões, nem todos querem se misturar à folia.
Em mais um dia de festa, a programação destaca artistas que transitam entre breggae, funk e pop, garantindo diversidade musical e momentos de interação com o público.
Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
mais notícias
+