Raquel Lyra defende liberdade de imprensa Foto divulgação
A governadora Raquel Lyra, através de suas redes sociais, emitiu uma nota saindo em defesa do jornalista Igor Maciel. Isso aconteceu após uma suposta conversa do presidente da Emlurb, que teria sugerido “quebrar sigilo bancário” de colunista do Jornal do Commércio.
A revelação de supostas conversas de um grupo de WhatsApp composto por dezenas de autoridades ligadas ao PSB de Pernambuco revela possível plano para constranger e pressionar o jornalista Igor Maciel, colunista de política do Jornal do Commercio e âncora da Rádio Jornal. Em nota da governadora, Raquel Lyra diz:
A liberdade de expressão é um dos pilares do Estado Democrático de Direito. Ao Jornal do Commercio e ao jornalista Igor Maciel, a certeza de que Pernambuco, berço da democracia, vai sempre defender o exercício da imprensa livre"
Segundo Blog do Manoel Medeiros, fotos vazadas do grupo de WhatsApp intitulado “Espaço Democrático”, revelariam detalhes dos possíveis procedimentos que teriam sido sugeridos pelo presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Daniel Saboya, um dos mais próximos auxiliares do ex-prefeito do Recife João Campos (PSB).
O grupo “Espaço Democrático” contava com 91 participantes composto por figuras como deputados estaduais da sigla, vereadores do Recife, prefeitos da Região Metropolitana e membros do alto escalão da Prefeitura, como o procurador-geral Pedro Pontes, e do PSB nacional, a exemplo de Renato Thiebaut.
A conversa em questão teria ocorrido na manhã do dia 20 de março de 2026, horas após o então prefeito João Campos divulgar um vídeo com imagens do seu pai, o ex-governador Eduardo Campos, confirmando sua pré-candidatura ao governo de Pernambuco, na noite da quinta-feira (19).
Às 8h17 da sexta-feira, Gustavo Melo, teria escrito: “Esse Igor Maciel vai endoidar com João Campos”.
Seis minutos depois, ele teria acrescentado: “Tá criticando o vídeo de João”.
Às 8h31, em resposta ao suposto conteúdo de Melo, Daniel Saboya teria escrito:
“Tem que colocar ele na lista do Gabinete do ódio. Quebrar o sigilo bancário”.
Além dos nomes de Melo e de Saboya, aparecem no print e na captura de vídeo registros que seriam de um integrante com nome “Matheus Belfort”, que teria escrito: “É impressionante a forma como ele divulga os cenários” e “Tavares”, que aparece no possível registro de print com foto compatível com a do ex-presidente da Compesa, Roberto Tavares: “Torcedor fanático”.
1
2
4
18:40, 10 Abr
27
°c
Fonte: OpenWeather
Com novos e antigos aliados, governadora assinou o contrato de concessão do saneamento para 24 municípios, inaugurou setor hospitalar e mostrou força do São Francisco ao Araripe.
O maior campeonato de várzea do mundo contará com 10 categorias e será disputado entre os meses de agosto e dezembro.
A castração é uma medida essencial para prevenir doenças reprodutivas, controlar a natalidade e melhorar a qualidade de vida dos animais.
mais notícias
+