Pernambuco, 17 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra celebra tradição no 34º Encontro de Maracatus de Baque Solto em Aliança

A festa contou com apresentações de mais de 100 grupos da região. Em Pernambuco, o maracatu é considerado Patrimônio Vivo desde 2005.

Fernanda Diniz

17 de fevereiro de 2026 às 15:06   - Atualizado às 15:24

Raquel Lyra participa  Encontro de Maracatus de Baque Solto em Aliança

Raquel Lyra participa Encontro de Maracatus de Baque Solto em Aliança Foto: Miva Filho/Secom

Celebrando os festejos de Carnaval nos polos espalhados pelo Estado, a governadora Raquel Lyra esteve presente no 34º Encontro de Maracatus de Baque Solto, nesta terça-feira (17), no município de Aliança, na Zona Mata Norte.

A festa celebrou o carnaval das tradições e contou com apresentações de mais de 100 grupos da região, no Terreiro Leda Alves, sede da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, ao longo de todo Carnaval.

Em Pernambuco, o maracatu é considerado Patrimônio Vivo desde 2005. A vice-governadora Priscila Krause também participou da festa. 

“É uma alegria mais uma vez estar no Encontro Estadual de Maracatus, em Aliança, com Manoelzinho Salustiano, gente que trabalha o ano inteiro para mostrar o que nos faz fortes. A nós do Governo do Estado, nos compete apoiar, com política pública de verdade, garantindo cachês pagos em dia e promovendo encontros como este. São mais de R$ 80 milhões de investimento somente durante o Carnaval, mais de 1,3 mil contratações e 97% delas da força da cultura pernambucana. A gente não parou um minuto e tem muita gente na retaguarda trabalhando para o funcionamento de todos os polos”, afirmou a governadora Raquel Lyra. 

Localizado cerca de 70 quilômetros do Recife, o município de Aliança respira cultura durante o carnaval, onde o maracatu, os cortejos, a música e os encontros comunitários expressam um patrimônio vivo, construído e preservado no cotidiano e rotina da população.

Veja Também

De acordo com a secretária de Cultura, Cacau de Paula, o Carnaval de Aliança é um retrato da festividade pernambucana.

"Temos aqui a força do maracatu, mas a gente tem também a força do cavalo marinho e de tantos outros ritmos e grupos que fazem essa diversidade do Carnaval Pernambucano”, contou Cacau.

O prefeito de Aliança, Pedro Freitas, ressaltou a importância do apoio do Governo para manter forte a tradição cultural da cidade.

“O Governo do Estado é o maior patrocinador, maior apoio do carnaval aqui das tradições em Aliança, terra do maracatu. Sem esse apoio a gente não conseguiria fazer um carnaval tão grandioso, tão importante. Aliança tem o orgulho de ser a terra de Mestre Salustiano e manter essa tradição viva, tem sido uma missão que a gente tem contado muito com o Governo do Estado”, declarou Pedro. 

“O Governo está presente em todos os municípios, trazendo melhorias para a população do interior, e Aliança recebe todos de braços abertos para celebrar essa cultura genuinamente pernambucana que é o Maracatu Rural”, disse o deputado estadual Antônio Moraes.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:32, 17 Fev

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Bloco Bacalhau do Batata.
Despedida

Quarta-feira de cinzas encerra o Carnaval de Olinda; confira programação

Após dias de intensa movimentação nas ladeiras e polos culturais, a agenda reduzida concentra blocos simbólicos que tradicionalmente representam o fim da folia.

Prefeita Elcione e César Ramos acompanham agremiações de Carnaval
Folia

Igarassu celebra último dia de Carnaval nesta terça (17); confira programação

A noite da segunda-feira, 16 de fevereiro, destacou as apresentações multiculturais com afoxés, coco de roda e maracatu pelos sete polos da cidade.

Pastor da IEADPE faz criticas ao desfile que fez homenagem a lula
Sapucaí

Pastor da IEADPE critica escola que homenageou Lula e aponta intolerância religiosa em desfile

O pastor também destacou que a resposta da comunidade evangélica deve ser pacífica e institucional. Ele mencionou o processo eleitoral como espaço legítimo para manifestação democrática.

mais notícias

+

Newsletter