Em comemoração aos 207 anos da Polícia Civil, celebrados no mês de abril, a governadora Raquel Lyra agraciou, nesta terça-feira (30), 165 pessoas, dentre elas servidores da Polícia Civil e integrantes da sociedade civil, com a Medalha Tiradentes – Medalha do Mérito Policial Civil, pelos relevantes serviços prestados em prol da Segurança do Estado e da sociedade pernambucana.

Durante solenidade realizada na Escola de Magistratura de Pernambuco (ESMAPE), no Recife, foram entregues as medalhas ouro, prata e bronze. A vice-governadora Priscila Krause também participou da cerimônia.

A Medalha do Mérito Policial Civil, a mais alta comenda da Corporação, foi criada pelo Decreto 24.205, em 15 de abril de 2002. Além dos servidores da segurança, a premiação também contempla personalidades e instituições públicas ou privadas. A concessão é feita por Ato do Poder Executivo, cabendo à Polícia Civil a expedição do respectivo diploma.

De acordo com o Chefe da Polícia Civil, Renato Rocha, foram homenageados tanto policiais, sejam civis, militares, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Científica, como também pessoas da sociedade, que de alguma forma contribuíram para o engrandecimento da instituição.

Delegada da 5ª seccional da Polícia Civil Apipucos, Bárbara Fort, de 32 anos, foi uma das homenageadas com a medalha ouro.

Também estiveram presentes na solenidade a secretária executiva de Defesa Social, Dominique Oliveira; o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fausto Campos; os comandantes da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres; e do Corpo de Bombeiros, coronel Luciano Fonseca; o gerente-geral da Polícia Científica, Fernando Benevides; o diretor-geral da ESMAPE, desembargador Jorge Américo; e o vereador do Recife, Alcides Cardoso.