10 de novembro de 2023 às 18:35
Merendeira da Rede Estadual de Ensino há mais de 20 anos, Alcione Viana, 55, faz parte do grupo de 11 cozinheiras dos municípios de Gravatá, Vitória de Santo Antão, Bezerros e Caruaru que recebeu curso de aperfeiçoamento no preparo das refeições oferecidas nas escolas estaduais.
O encerramento da formação, ministrada pelo Instituto César Santos, aconteceu nesta sexta-feira, 10 de novembro, com um almoço realizado na Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Eurico Queiroz, em Bezerros, no Agreste, para os 891 alunos, e contou com a presença da governadora Raquel Lyra.
"O Projeto Merenda Boa vai garantir refeições de melhor qualidade para os nossos alunos, pois propõe uma maior diversificação da nossa merenda e também a introdução de alimentos mais naturais no cardápio das escolas, desindustrializando o que é ofertado. Nós temos investido muito na merenda escolar, nos novos contratos, na aquisição de insumos como freezer, geladeira e fogão industrial, mas também é importante que a gente trabalhe com quem cuida desses meninos, que são as merendeiras, tão amadas por todos", ressaltou a governadora.
A prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, também acompanhou a ação.
A secretária de Educação, Ivaneide Dantas, destacou que a formação utilizou produtos que já fazem parte da rotina alimentar dos jovens.
Para Alcione Viana, que cozinha na Escola Estadual Guiomar Cláudio, em Vitória de Santo Antão, fica a gratidão e o conhecimento que será repassado adiante.
Com o objetivo de incluir novas receitas ao cardápio dos estudantes, a equipe de cozinheiros profissionais comandada pelo chef César Santos compartilhou técnicas de manipulação, porcionamento, higienização e segurança alimentar dos preparos. Esta foi a primeira turma do projeto que será replicado nas demais regiões do Estado.
Parte do Projeto Merenda Boa, do Governo do Estado, a ação ocorre em parceria com o Projeto Merenda por Grandes Chefs, que já é realizado há dez anos pelo Instituto César Santos e, pela primeira vez, chega às escolas da rede estadual de Pernambuco.
Durante a formação, ainda foi feito um trabalho de conscientização envolvendo os alunos e as famílias, reforçando a importância de manter uma alimentação saudável.
"Essa ação é importante também porque utiliza a sustentabilidade, ensinando o aproveitamento de cascas de alimento e sementes que antes eram descartadas, mas que são ricas em vitaminas e minerais, essenciais para a boa nutrição dos alunos", apontou a nutricionista da Gerência Regional Mata Centro, Aparecida Araújo.
Da redação do Portal com informações do Governo de Pernambuco
3
14:20, 26 Abr
31
°c
Fonte: OpenWeather
Para Eduardo Moura e Felipe Alecrim, o trabalho tem mostrado uma cidade diferente daquela apresentada pela propaganda oficial.
Recomendação é do Ministério Público de Contas (MPCO) que identificou temporários nos cargos atualmente exercendo as funções.
Apesar do episódio, especialistas reforçam que o tubarão-lixa é considerado um animal dócil, que raramente ataca seres humanos.
mais notícias
+