Pernambuco, 24 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra inaugura Casa Capiba e reforça valorização da educação e cultura pernambucana

Desapropriada em 2017, o equipamento foi reformado pela atual gestão com investimentos de R$ 750 mil. 

Ricardo Lélis

29 de outubro de 2025 às 21:46   - Atualizado às 21:46

Raquel Lyra e Priscila Krause na Casa Capiba.

Raquel Lyra e Priscila Krause na Casa Capiba. Foto: Janaína Pepeu/Secom

A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta quarta-feira (29), a Casa Capiba, novo espaço cultural dedicado à formação musical e à preservação da memória de um dos maiores ícones da cultura do Estado.

O imóvel, incorporado ao patrimônio do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), instituição vinculada à Secretaria de Educação (SEE), fica na Zona Norte do Recife e foi completamente restaurado. Desapropriada em 2017, a Casa Capiba foi reformada pela atual gestão com investimentos de R$ 750 mil. 

“Hoje nós estamos inaugurando a Casa Capiba, equipamento do Conservatório Pernambucano de Música e um símbolo de resistência da nossa cultura em meio aos espigões do Recife. Precisamos celebrar a nossa história e legado, e Capiba aqui é homenageado com a devolução desse espaço ao nosso Estado. Nesta casa que foi dele, serão formados novos músicos e novos talentos, passando de geração em geração o que nos faz ser reconhecidos no mundo todo”, destacou a governadora Raquel Lyra. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O novo equipamento passou por obras de adaptação e acessibilidade que respeitam sua estrutura original, preservando o valor histórico do espaço.

A entrega marca um importante passo na valorização da música pernambucana e na expansão das atividades pedagógicas e artísticas do Conservatório.

Veja Também

Com a inauguração, cerca de 1.600 estudantes passarão a contar com um novo ambiente para ensaios, performances e formações musicais, fortalecendo o papel do Conservatório como referência no ensino de música no Estado. 

Emocionada, a vice-governadora Priscila Krause ressaltou a importância da entrega para cultura pernambucana.

“Essa entrega de hoje significa respeito à nossa história,  aos nossos mestres, a todos os artistas que fazem a cena cultural e que são os responsáveis por manter viva a memória de Capiba. Se Pernambuco é grande, se Pernambuco é importante, se nós somos do tamanho que somos, é porque esses artistas, todos os dias, nos ajudam a construir a nossa identidade e a nossa história”, frisou. 

Presente na inauguração, o secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro, comentou que a Casa Capiba é sinônimo de representatividade.

“Aqui na Casa Capiba, os nossos estudantes agora poderão receber não apenas educação, mas também vão poder usufruir de uma convivência harmônica com o que é a música, com o que é o Conservatório, com o que é o Estado de Pernambuco”, afirmou. Já Janete Florêncio, gerente-geral do Conservatório Pernambucano de Música, comentou sobre a importância da entrega para o meio artístico de Pernambuco. “Agradeço por todo o apoio que o Governo do Estado deu para que essa obra realmente acontecesse e chegasse até este dia tão especial, de muita emoção. Isto é algo de muito valor”, disse. 

Dentre os artistas presentes na solenidade, o cantor e compositor pernambucano André Rio comentou sobre a emoção do momento.

“É fundamental para a cultura pernambucana a preservação dessa casa. Estar hoje aqui vendo esse espaço tão bonito, refeito, é emocionante. Sem dúvida um trabalho lindo feito pelo Governo do Estado”, afirmou. 

Também acompanharam a inauguração os artistas Marrom Brasileiro, Getúlio Cavalcanti, Claudionor Germano, Nonô Germano, Maestro Formiga, Nena Queiroga, Ed Carlos, Almir Rouche, Kelly Rosa e Benil, além de Rômulo Menezes, presidente do Galo da Madrugada. 

Também compareceram à solenidade os secretários estaduais Cacau de Paula (Cultura) e Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha); assim como Renata Borba, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).  

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:48, 24 Ago

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O paciente estava internado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Timbaúba e precisou ser levado com urgência para a capital pernambucana.
Urgência

Homem com cirrose grave é transferido de helicóptero de Timbaúba para o Recife

Segundo as informações repassadas à equipe de atendimento, ele havia apresentado convulsões e rebaixamento do nível de consciência.

Jones diz que voto em Lula será para "reconstruir esquerda revolucionária" e planeja candidatura à Presidência em 2030
Posicionamento

Jones diz que voto em Lula será para "reconstruir esquerda revolucionária" e planeja candidatura à Presidência em 2030

Segundo o candidato comunista, votar no petista não significa abrir mão de críticas ao governo nem das posições defendidas pelo campo político ao qual pertence.

A colisão foi registrada na altura do km 180 da rodovia.
Acidente

Motociclista morre após colisão frontal com caminhão na BR-428, em Petrolina (PE)

O homem que dirigia o veículo de maior porte não ficou ferido. Ele foi submetido ao teste do bafômetro, cujo resultado foi negativo para o consumo de bebida alcoólica.

mais notícias

+

Newsletter