Governadora Raquel Lyra durante encontro com mulheres no Palácio do Campo das Princesas. Foto: Hesíodo Góes/Secom
A governadora Raquel Lyra anunciou, neste sábado, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, que o Governo de Pernambuco vai distribuir 184 automóveis para todos os municípios do Estado que tenham Organismos Municipais de Políticas para Mulheres (OMPMs) e que declarem interesse em receber os veículos.
A gestora realizou um encontro, no Palácio do Campo das Princesas, com algumas mulheres atendidas por projetos e ações do Governo do Estado.
A iniciativa, executada através da Secretaria da Mulher, representa um investimento de R$ 16,2 milhões.
“O 8 de março é um dia de reflexão e de celebrar as conquistas, mas há uma caminhada imensa para que a as mulheres possam ter igualdade e liberdade. O Governo de Pernambuco tem trabalhado para poder fortalecer a rede de proteção para a população feminina, com as casas de abrigo e apoio aos organismos municipais que tratam de política pública para a mulher. E, hoje, fizemos o anúncio de que estamos encaminhando para cada um dos municípios que têm OMPMs um veículo para dar suporte a essa ação integrada", afirmou a governadora Raquel Lyra.
Os veículos adquiridos para o apoio às OMPMs deverão ser utilizados no transporte de mulheres vítimas de violência. Os carros serão entregues com licenciamento, taxa de bombeiro, IPVA e emplacamento pagos, além de identificação exclusiva para esse serviço.
“Cada Organismo Municipal de Políticas para Mulheres do Estado receberá um carro para fortalecer o trabalho de apoio às mulheres pernambucanas. Muitos desses organismos não têm estrutura suficiente e passam por dificuldades para se deslocarem nas suas ações. Neste momento, o compromisso da governadora Raquel Lyra é justamente fortalecer os municípios e os direitos das mulheres de todas as regiões de Pernambuco”, disse a secretária estadual da Mulher, Juliana Gouveia.
Neste sábado, a Secretaria da Mulher fez a instalação simultânea de seis Bancos Vermelhos em municípios do interior do Estado e no Recife.
O Banco Vermelho é um símbolo internacional de enfrentamento ao feminicídio e sua presença em espaços públicos busca sensibilizar a população.
A instalação aconteceu nas cidades de Santa Filomena, Manari, Condado, Carnaíba e São José do Belmonte. Os bancos ficarão 30 dias em cada cidade. A meta do governo estadual é levar os bancos, de forma itinerante, a todos os municípios pernambucanos até 2026.
Também foram promovidas atividades de sensibilização em nove praias pernambucanas, com distribuição de material informativo e diálogos com a população sobre prevenção da violência de gênero. A ação visa alertar a população sobre os sinais de violência e os caminhos para denúncia e acolhimento.
2
02:24, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+