Pernambuco, 18 de Fevereiro de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

PT, PV e PCdoB se unem ao "blocão" e formam maior grupo da Alepe

Nesta terça-feira, 4 de janeiro, o líder da bancada da Federação, deputado João Paulo (PT), finalizou as negociações.

04 de fevereiro de 2025 às 13:11   - Atualizado às 13:57

Deputada estadual Rosa Amorim e João Paulo.

Deputada estadual Rosa Amorim e João Paulo. Foto: Amaro Lima/Alepe

O ano começou com mudanças na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Os deputados estaduais da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) decidiram integrar o “blocão”, maior grupo da Casa, que já contava com PSDB, PRD, União Brasil e Solidariedade. Com essa adesão, o bloco passa a ter 18 parlamentares.

Nesta terça-feira, 4 de janeiro, o líder da bancada da Federação, deputado João Paulo (PT), finalizou as negociações. O documento foi encaminhou à Mesa Diretora a formalização da nova configuração partidária.

Até janeiro, o “blocão” incluía também o Progressistas (PP) e o MDB, mas ambas as legendas oficializaram suas saídas. O PP decidiu deixar o grupo em uma movimentação estratégica para ampliar sua presença nas comissões e fortalecer o Governo Raquel Lyra nessas articulações. Os oito deputados da sigla devem formar um novo bloco ao lado do Republicanos, partido que, apesar de integrar a Frente Popular, tem alinhamento frequente com o governo estadual.

Já o MDB optou por manter-se independente. A decisão foi confirmada pelo deputado Jarbas Filho, único representante da legenda na Alepe.

Outros assuntos 

Em meio às especulações e declarações sobre a relação do PT e a governadora Raquel Lyra (PSDB), o presidente estadual do partido e deputado estadual Doriel Barros (PT), em contato com o Jornal do Commercio reafirmou a ideia de que a bancada petista na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deixe a oposição ao governo, mas descartou que a mudança tenha objetivos eleitorais para o partido.

Leia Também

De acordo com o presidente estadual do PT, já não há “postura de oposição”, na prática, por parte da bancada petista na Alepe. Segundo Doriel, a anterior postura de oposição não faz mais sentido pela relação atual do governo federal com o Governo do Estado.

“Na prática nós não temos tido essa postura de oposição, temos tido uma postura de diálogo, de conversa. Não tem faltado apoio dos senadores à governadora, naquilo que a governadora precisa”, disse.

“O partido tomou uma decisão, mas essa decisão, na prática, tem se colocado num campo onde se imaginava que a governadora ia se colocar numa posição de oposição ao governo Lula”, complementou.

Para Doriel, a governadora Raquel Lyra passou a ser uma “parceira” do governo Lula em Pernambuco.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

07:32, 18 Fev

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governadora Raquel Lyra anuncia nova rota internacional de Pernambuco
Trajeto

Raquel Lyra anuncia nova rota internacional de Pernambuco com voo direto entre Recife e Madrid

Segundo a governadora, a operação terá início em junho, durante o verão europeu, com três voos semanais.

Jaboatão recebe oficina da estratégia nacional Alimenta Cidades
Iniciativa

Jaboatão dos Guararapes recebe oficina da estratégia nacional Alimenta Cidades

O principal objetivo é promover um espaço de diálogo entre representantes do governo e a sociedade civil, para debater as políticas públicas sobre a segurança alimentar.

Governadora Raquel Lyra se encontra com o presidente de Portugal
Agenda

Raquel Lyra recebe o presidente de Portugal e reafirma parcerias estratégicas para o Estado

Durante a visita, a governadora acompanhou a cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa para Marcelo Rebelo de Sousa, concedido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

mais notícias

+

Newsletter