Pernambuco, 04 de Novembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Priscila Krause destaca relação do Governo de Pernambuco com Portugal e expande intercâmbio

A vice-governadora citou a instalação do Porto Digital na cidade de Aveiro e o Programa Inova Cria, que já enviou estudantes da rede pública para imersões em tecnologia em Lisboa.

Redação

11 de junho de 2026 às 09:11   - Atualizado às 09:48

Priscila Krause destaca relação do Governo de Pernambuco com Portugal.

Priscila Krause destaca relação do Governo de Pernambuco com Portugal. Foto: Mariana Carvalho / VG

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, destacou, nesta quarta, 10 de junho, os avanços do governo do Estado na relação com Portugal, ao estruturar uma agenda internacional que ampliou iniciativas de intercâmbio entre os dois lados do Atlântico.

"Desde o início da nossa gestão, a governadora Raquel Lyra entendeu a importância de parcerias internacionais e estruturou o nosso governo com a criação da Secretaria de Relações Internacionais, porque elas trazem muitas possibilidades e oportunidades para os pernambucanos", afirmou.

Priscila Krause representou a governadora Raquel Lyra na comemoração solene em Homenagem ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, realizada na noite desta quarta-feira (10) no Gabinete Português de Leitura, no bairro de Santo Amaro, no Recife. 

Realizado anualmente, o evento reúne autoridades, representantes da comunidade portuguesa e luso-brasileira para marcar o 10 de junho, data escolhida por Lisboa como comemoração municipal por ser considerada o dia da morte de Luís Vaz de Camões, o maior poeta da língua portuguesa. 

A vice-governadora citou a instalação do Porto Digital na cidade de Aveiro, voltada à internacionalização de startups pernambucanas, e o Programa Inova Cria, que já enviou estudantes da rede pública para imersões em tecnologia em Lisboa, como resultados concretos dessa nova abordagem.

Veja Também

“A gente tem a presença do Porto Digital na cidade de Aveiro, trabalhando a internacionalização das nossas empresas de inovação. Através do Inova Cria mandamos nossos estudantes para imersões na área de tecnologia e para eventos como a Web Summit, uma grande feira de tecnologia que acontece na Europa”, destacou. 

O presidente do Gabinete Português, Alexandre Reis, reconheceu o trabalho que Pernambuco vem desempenhando na aproximação das duas comunidades.

“A governadora e também Priscila, não medem esforços em viabilizar caminhos, em estar mais próximo à comunidade portuguesa, construindo pontes para que a gente possa cada vez mais evoluir, tanto como Estado, como também como países-irmãos que são  Portugal e Brasil”, declarou. 

Agenda de cooperação

A presença do governo de Pernambuco na solenidade reflete uma agenda de cooperação internacional consolidada com Portugal. Em março, Priscila Krause, representando Raquel Lyra, assinou acordo estratégico no Porto Digital, com o prefeito de Aveiro, Luís Miranda,   para intercâmbio de startups, talentos e formação de jovens em tecnologia. 

Em fevereiro de 2025, o Estado recebeu a visita do então presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, quando foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa da UFPE. Na ocasião, foi anunciada a elevação do Vice-Consulado de Portugal no Recife à condição de Consulado Geral. Está prevista a nomeação do novo cônsul-geral em agosto de 2026. 

Em outubro de 2024, a governadora Raquel Lyra liderou missão oficial a Portugal com agendas junto ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, ao Cais do Porto, escritório do Porto Digital na Europa, e ao Instituto Pernambuco-Porto, que realizou no mês passado um encontro com técnicos da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) com foco na promoção do turismo.  

"Com Portugal nós temos uma relação que ao longo do tempo foi ressignificada. Os laços culturais e históricos são renovados e dizem muito sobre o nosso passado, mas dizem também sobre esse futuro que nós queremos, abrindo possibilidades para a nossa gente", afirmou Priscila Krause. 

Na vertente econômica, as exportações pernambucanas para Portugal somaram US$ 28,3 milhões em 2025, com destaque para combustíveis e frutas, enquanto as importações atingiram US$ 58,2 milhões, lideradas por gorduras e óleos e pescados.

O Gabinete Português 

A solenidade foi organizada pelo Gabinete Português de Leitura em conjunto com o Consulado de Portugal no Recife, o Clube Português, o Real Hospital Português, o Clube Almirante Barroso, a Câmara Portuguesa de Pernambuco e a Academia do Bacalhau. 

Fundado em 3 de novembro de 1850 e instalado desde 1921 no atual edifício da Rua Imperador D. Pedro II, o Gabinete Português de Leitura é uma instituição cultural sem fins lucrativos que se sustenta com doações e cotas de sócios, sem subsídios públicos. 

Compuseram a mesa de abertura o presidente do Gabinete, Alexandre Reis de Melo;  a conselheira das Comunidades Portuguesas para o Recife e Salvador, Célia Stamford Gaspar do Amaral;o presidente do Clube Português, Daniel Rodrigues; o presidente do Conselho Deliberativo, Celso Stamford Gaspar  e Cláudio Areias, presidente da Assembleia Geral.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:12, 04 Nov

Imagem Clima

31

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Gravatá realiza operação tapa-buracos em rua do Centro.
Manutenção

Prefeitura de Gravatá realiza operação tapa-buracos em rua do Centro

Serviço de manutenção foi executado na Rua Doutor Possidônio do Rêgo Barros para recuperar trechos danificados e melhorar a circulação.

Apac prevê temperaturas superiores a 37°C e umidade do ar em nível crítico em regiões de Pernambuco; confira quais.
Clima

Apac prevê temperaturas superiores a 37°C e umidade do ar em nível crítico em regiões de Pernambuco; confira quais

De acordo com o órgão, uma massa de ar quente e seco atua sobre a região central do estado, favorecendo a elevação das temperaturas e a redução dos índices de umidade.

Polícia Federal investiga fraude em concurso da UFAPE e cumpre 21 mandados em Pernambuco.
Crime

Polícia Federal faz operação contra fraude em concurso público e cumpre 21 mandados em Pernambuco

Operação Ponto Cego apura suspeita de uso de pontos eletrônicos para transmitir respostas a candidatos durante a aplicação das provas.

mais notícias

+

Newsletter