Pernambuco, 05 de Novembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Sindicato da Educação acusa gestão Márcia Conrado (PT) de atrasos e descaso com servidores

Líder sindical afirma que servidores enfrentaram dificuldades para receber precatórios e cobra avanços no Plano de Cargos e na valorização da categoria.

Portal de Prefeitura

05 de julho de 2026 às 13:24   - Atualizado às 13:36

residente do SINTEST critica a gestão de Márcia Conrado

residente do SINTEST critica a gestão de Márcia Conrado Foto: Divulgação

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada (SINTEST), Veraluza Nogueira, fez duras críticas à gestão da prefeita Márcia Conrado (PT) ao comentar o pagamento dos precatórios da educação e a condução de pautas consideradas prioritárias pela categoria. As declarações foram divulgadas pelo Portal Júnior Campos e evidenciam o desgaste na relação entre o sindicato e a administração municipal.

Durante um áudio, a dirigente sindical afirmou que os servidores enfrentaram uma série de dificuldades para receber os valores dos precatórios e classificou o processo como desgastante. Segundo ela, a categoria precisou lidar com sucessivos entraves relacionados às contas bancárias utilizadas para os depósitos.

Sindicato questiona condução dos pagamentos

De acordo com Veraluza Nogueira, a Prefeitura informou, em diferentes momentos, que diversas contas apresentavam problemas para o recebimento dos recursos, levando vários servidores a abrir novas contas bancárias.

A presidente do SINTEST, no entanto, afirmou que, posteriormente, os pagamentos acabaram sendo realizados nas mesmas contas inicialmente apontadas como irregulares, situação que, segundo ela, gerou questionamentos entre os profissionais da educação.

"Quase que não voltava mais minha voz correndo atrás de resolver. Ora a prefeitura dizia que a conta do pessoal estava dando problema, depois fazia o pessoal abrir outra conta. Quando a cobrança aumentou, o dinheiro entrou justamente nas contas que antes diziam estar com problema. Não deu para entender", declarou.

Veja Também

A dirigente sindical afirmou ainda que precisou atuar diretamente junto aos servidores para buscar soluções durante todo o processo.

PCCR também entra na pauta de críticas

Além dos precatórios, Veraluza voltou a cobrar avanços na atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) da educação municipal.

Segundo a sindicalista, houve reuniões com a prefeita Márcia Conrado para tratar do tema, mas, até o momento, a categoria aguarda o encaminhamento das propostas.

Durante a manifestação, ela também citou a situação dos auxiliares de creche, defendendo maior valorização profissional e avanços nas negociações com a administração municipal.

Relação entre sindicato e gestão vive momento de desgaste

As declarações reforçam um cenário de tensão entre o SINTEST e a Prefeitura de Serra Talhada. Nos últimos meses, o sindicato tem apresentado reivindicações relacionadas à valorização dos profissionais da educação, ao cumprimento de direitos da categoria e à implementação de medidas consideradas prioritárias pelos servidores.

O pagamento dos precatórios e a atualização do PCCR aparecem entre as principais pautas defendidas pela entidade, que afirma continuar cobrando respostas da gestão municipal.

A reportagem deixa aberto o espaço para manifestação da Prefeitura de Serra Talhada e da prefeita Márcia Conrado sobre as declarações da presidente do SINTEST e os pontos levantados pela entidade sindical.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:10, 05 Nov

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

A medida busca garantir a segurança de todos os envolvidos na detonação e o cumprimento dos procedimentos previstos para a operação.
Aviso

Aeroporto de Caruaru terá detonação controlada nesta quinta-feira (5)

A medida busca garantir a segurança de todos os envolvidos na detonação e o cumprimento dos procedimentos previstos para a operação.

Cerimônia histórica no Palácio da Justiça recebe Oxê de Xangô pela primeira vez em mais de 200 anos do TJPE
Registro

Cerimônia histórica no Palácio da Justiça recebe Oxê de Xangô pela primeira vez em mais de 200 anos do TJPE

O ato integrou a Caminhada dos Terreiros de Pernambuco, que marca a abertura da programação do Mês da Consciência Negra.

Reunião da prefeita Mirella Almeida com moradores de Olinda.
Posição

Prefeita Mirella Almeida defende veto a projeto que altera regras do Sítio Histórico de Olinda

Gestora municipal se reuniu com moradores, empreendedores e representantes de instituições para discutir o Projeto de Lei nº 44/2026, aprovado pela Câmara Municipal.

mais notícias

+

Newsletter