Pernambuco, 26 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeitura do Paulista e TJPE realizam casamento coletivo gratuito para 127 casais no Clube Municipal

''O casamento coletivo é uma iniciativa que promove cidadania, inclusão e dignidade, proporcionando a muitos casais a oportunidade de oficializar sua união e celebrar esse momento tão único'', destacou a secretária Jeieli Santos

Romildo Lacerda

05 de setembro de 2026 às 11:18   - Atualizado às 11:18

Casamento coletivo em Paulista

Casamento coletivo em Paulista Foto: Chico Peixoto / SEI

A Prefeitura do Paulista, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e os cartórios de registro civil do município, realizou na quinta-feira, 3 de setembro, mais uma edição do Casamento Coletivo na cidade.

A cerimônia aconteceu no Clube Municipal do Paulista, no bairro do Nobre, e reuniu 127 casais que oficializaram suas uniões de forma gratuita.

A iniciativa foi realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Política sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e também com os cartórios de registro civil do Janga, de Paratibe e da Sede, este último localizado no Shopping North Way. Foram disponibilizadas 60 vagas para cada cartório, totalizando 180 vagas.

Para a secretária Jeieli Santos, o casamento coletivo representa uma ação de cidadania, inclusão e dignidade para os casais participantes.

O casamento coletivo é uma iniciativa que promove cidadania, inclusão e dignidade, proporcionando a muitos casais a oportunidade de oficializar sua união e celebrar esse momento tão único ao lado de familiares e amigos”, destacou.

Veja Também

A gestora do Cejusc, Ana Carla, explicou que a ação acontece anualmente no município e é realizada de forma conjunta pelo Tribunal de Justiça, cartórios e Prefeitura.

A iniciativa visa promover cidadania e garantir direitos, principalmente para fins previdenciários. Muitos casais vivem em união, mas não formalizaram ainda. Então tudo é oferecido gratuitamente pelo Tribunal de Justiça e parceiros envolvidos no evento”, afirmou.

A juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Luzicleide Maria Muniz Vasconcelos, também destacou a importância da iniciativa para a promoção da cidadania e para a formalização das relações familiares.

É nessas atividades que você vê a promoção da cidadania, porque muitas das pessoas que estão aqui já tinham uma convivência como casal. Com a certidão de casamento, essa relação passa a ser revestida de legalidade para vários aspectos da vida em sociedade”, ressaltou.

Momento único

Entre os 127 casais participantes, três eram casais homoafetivos: dois vinculados ao Cartório da Sede e um ao Cartório do Janga.

A cerimônia reuniu diferentes histórias e trajetórias de casais que escolheram o momento para oficializar suas uniões.

Entre eles estavam Maria Eduarda, de 22 anos, recepcionista, e Stephany Victoria, de 21 anos, auxiliar de serviços gerais. Moradoras de Jaguarana, as duas estão juntas há oito meses e decidiram oficializar a união pouco tempo após o início do relacionamento.

Para elas, o casamento coletivo representa a concretização de um sonho que começou desde os primeiros momentos da relação.

É uma experiência inexplicável, porque já era uma coisa que a gente queria. Praticamente a gente não teve namoro, já foi um casamento. A gente ficou e o pedido já foi de casamento, e já fomos morar juntas. Hoje está realmente sendo só para oficializar. Então, está sendo um sonho para a gente”, contou Maria Eduarda.

O casal também falou sobre a importância do apoio das famílias. Segundo Stephany, tanto a família dela quanto a de Maria Eduarda acolheram o relacionamento.

Minha família e a dela nos apoiaram. Eu me assumi com 12 anos de idade, então sempre tive certeza do que eu queria e estou certa do que eu quero, que é o casamento”, afirmou.

A cerimônia também marcou a oficialização da união do motorista Letácio Antônio, de 60 anos, e da comerciante Mirleide Batista, de 48 anos. Moradores de Paratibe, os dois estão juntos há 17 anos e aproveitaram a oportunidade para formalizar a união.

Ao serem questionados sobre o significado daquele momento, Mirleide resumiu o sentimento em poucas palavras: “É um sonho realizado, poder formalizar um compromisso que a gente vai levar pro resto da vida”.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:02, 26 Set

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Coronel Feitosa durante ato de campanha .
Evento

Coronel Feitosa convoca apoiadores para carreata e Churrasco de Fogo de Chão neste domingo (27)

A programação faz parte da agenda de campanha do deputado e reúne diferentes nomes que participam da disputa eleitoral em Pernambuco.

César Ramos cumprindo agende de campanha.
Evento

César Ramos participa de encontro com apoiadores no bairro de Ouro Preto, em Olinda

"É gratificante demais ser recebido com tanto carinho em Olinda. Estou profundamente animado com toda essa energia", disse o candidato a deputado estadual.

924 agentes das forças de segurança compõem aparato para Náutico x Sport.
Segurança

Náutico x Sport: PMPE mobiliza mais de 900 policiais para Clássico dos Clássicos neste sábado (26)

Times pernambucanos se enfrentam no Estádio dos Aflitos, no Recife, com esquema especial de policiamento antes, durante e após a partida.

mais notícias

+

Newsletter