Atendimento da Polícia Civil. (Foto: Divulgação)
Em razão do aumento significativo da circulação de turistas no Estado durante as prévias e os festejos de Carnaval, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, reforça as orientações de segurança digital.
O objetivo é alertar os foliões para evitar golpes eletrônicos e crimes financeiros motivados por fraudes durante o período festivo.
A delegada Isabela Veras, titular da unidade especializada, explica que o período carnavalesco historicamente já registra um crescimento nas ocorrências dos crimes cibernéticos, especialmente aqueles relacionados ao acesso de dados bancários de forma indevida.
Para evitar esse tipo de infortúnio, uma das principais recomendações da Polícia Civil é evitar a realização de pagamentos ou acesso a aplicativos de bancos por meio de redes Wi-Fi públicas, comuns nos polos de folia, bares e estabelecimentos comerciais.
Segundo a delegada Isabela Veras, essas redes podem ser utilizadas por criminosos para interceptar dados e invadir as contas bancárias.
“O Carnaval é um momento de grande movimentação econômica e, infelizmente, os criminosos também se aproveitam desse cenário para aplicar golpes. Ao usar rede de internet pública para pagamentos, a pessoa se expõe a riscos de invasão por hackers. O ideal é utilizar apenas a rede móvel do próprio aparelho”, orientou.
Outro ponto que necessita de atenção é o uso de maquinetas de cartão. A PCPE reforça que o consumidor deve sempre conferir o valor exibido no visor antes de concluir qualquer pagamento.
“Mantenha o cartão sempre no seu campo de visão e nunca o entregue a terceiros para que realizem a operação. Pequenas distrações podem facilitar fraudes”, destacou Veras.
O uso de cartões com tecnologia de aproximação também exige atenção durante o Carnaval, especialmente em locais com grande aglomeração. A orientação é utilizar porta-cartões com proteção contra leitura indevida, evitando que terceiros realizem compras sem autorização de forma criminosa.
Para aqueles que brincarão em festas privadas, a Polícia Civil alerta para os golpes envolvendo a venda falsa de ingressos e abadás, prática comum nesta época do ano.
“Muitos criminosos anunciam a venda, recebem o dinheiro e simplesmente desaparecem. É essencial desconfiar de preços muito abaixo do mercado”, reforçou a delegada de Crimes Cibernéticos.
Entre as recomendações, ela pontua priorizar a compra por sites oficiais dos eventos, verificar o histórico do vendedor nas redes sociais, observar se houve alterações recentes no nome do perfil, conferir o beneficiário da conta bancária e checar se existem amigos em comum para garantir a veracidade da compra.
Além das ações educativas, a PCPE atua de forma permanente na prevenção, apuração e repressão aos crimes cibernéticos, sobretudo durante o período carnavalesco.
Casos de fraudes ou crimes virtuais devem ser registrados imediatamente em uma delegacia ou por meio dos canais oficiais da instituição, no endereço eletrônico https://servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/.
1
2
3
00:11, 17 Fev
28
°c
Fonte: OpenWeather
Durante a agenda, a gestora reafirmou o incentivo da gestão estadual ao Maracatu Rural e destacou a importância do respeito às mulheres e da rede de proteção oferecida pelo Estado.
O prefeito do Recife, nunca antes tinha demonstrado interesse em seus seis anos que esteve no comando da capital pernambucana de passar, sequer, algumas horas de carnaval na cidade vizinha e consideradas irmãs.
O Polo Jaboatão Centro concentra apresentações de samba e pagode, mantendo a programação contínua durante a noite e oferecendo alternativas para o público.
mais notícias
+