Pernambuco, 01 de Maio de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PMPE: conheça a soldado Carina Cléures, a 01 dos 2.157 formandos que teve a maior nota (9,96)

Como recompensa pelo comprometimento demonstrado durante a formação, a soldado recebeu o direito de atuar futuramente em sua cidade natal.

01 de maio de 2026 às 11:32   - Atualizado às 12:08

Soldado Carina Cléures de Moura Albuquerque.

Soldado Carina Cléures de Moura Albuquerque. Foto: Beto Dantas/Portal de Prefeitura

A cerimônia de formatura de mais de 2 mil novos soldados da Polícia Militar de Pernambuco teve momentos marcantes nesta quinta-feira, 30 de abril, na Arena de Pernambuco, no Grande Recife. Entre os 2.157 concluintes do curso de formação, uma história ganhou destaque pela dedicação e pelo desempenho alcançado ao longo dos sete meses de preparação.

A governadora Raquel Lyra (PSD) acompanhou todo o evento junto com a vice-governadora do estado, Priscila Krause (PSD) e demais parlamentares. 

"Hoje entregamos mais de 2 mil policiais militares ao estado de Pernambuco. Esse é o Juntos pela Segurança, o maior programa de investimento em segurança pública da nossa história. Os laranjinhas, como carinhosamente costumamos chamar, chegam para cuidar da segurança das pessoas, para que todos possam seguir com tranquilidade no seu ir e vir ", disse Raquel Lyra em solenidade. 

O Portal de Prefeitura acompanhou a solenidade e conversou com a soldado Carina Cléures de Moura Albuquerque, que encerrou o curso com média final de 9,962, conquistando o primeiro lugar entre todos os formandos. Aos 27 anos, natural de Petrolina, ela foi reconhecida como a melhor colocada da segunda turma.

Como recompensa pelo comprometimento demonstrado durante a formação, Carina recebeu o direito de atuar futuramente em sua cidade natal, um desejo que, segundo ela, serviu como motivação ao longo da jornada.

Veja Também

"Se Deus quiser, em breve irei para Petrolina. E acredito que foi o que mais me motivou nesse curso. Do mesmo jeito que eu tinha muita saudade da minha família, era o que mais me motivava a estudar e a me dedicar até exaustão e mais um pouquinho", disse Carina 

Dedicação e esforço 

Ao falar sobre a conquista, a soldado destacou o sentimento de realização após meses intensos de preparação.

“Conseguir ficar em primeiro lugar foi... É uma sensação surreal, foi dedicação, foi esforço. E valeu muito a pena e hoje eu consegui aproveitar com muita gratidão e com muita emoção. O primeiro lugar nesse curso de mais de duas mil pessoas, então estou muito feliz por isso”, afirmou.

Carina ressaltou também o compromisso com a população pernambucana e a responsabilidade de retribuir a confiança depositada em sua formação.

“Espero conseguir retribuir à altura do povo pernambucano, todo investimento do governo, que eu possa trabalhar com excelência para entregar tudo aquilo que eu aprendi e proteger o povo pernambucano, dar mais segurança junto com os meus colegas de farda”, comemorou a PM.

Confira o relato da nova PM na íntegra abaixo: 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Atuação

Os novos profissionais serão distribuídos entre as unidades operacionais da capital e da Região Metropolitana, ampliando a presença policial e o trabalho ostensivo da PM nesses locais.

Já nomeamos quase 7 mil profissionais de segurança durante a nossa gestão e estes policiais que estão aqui hoje vão começar a ser convocados para os seus respectivos batalhões e, a partir do dia 11 de maio, já estarão ocupando os espaços que lhes foram destinados”, disse a governadora Raquel Lyra.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho que esteve pre, comemorou a chegada dos novos PMs. “Hoje é um dia muito importante para a segurança pública de Pernambuco. Foi uma decisão tomada logo no início desta gestão, em 2023: realizar o maior concurso da área que o Estado já teve. Estamos próximos da marca de 7 mil novos policiais e bombeiros. Tivemos uma primeira turma com cerca de 2,3 mil soldados e, hoje, mais 2.157 que passaram por sete meses de formação para irem às ruas com o preparo necessário para enfrentar a criminalidade”, disse.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:26, 01 Mai

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Rio Jaboatão.
Atenção

Apac informa que Rio Jaboatão atinge nível de alerta e população deve ficar atenta

De acordo com o órgão, a situação segue em monitoramento em conjunto com a Defesa Civil, e o aviso pode ser atualizado a qualquer momento.

Aviso da Defesa Civil no celular.
Aviso

Defesa Civil de PE emite alerta "grave" de deslizamentos e inundação no Recife e Jaboatão

Avisos foram enviados para celulares na manhã desta sexta (1º) após chuvas intensas elevarem riscos na Região Metropolitana.

Da central de monitoramento, Prefeito do Recife faz cominicado sobre as fortes chuva na RMR
Vídeo

Da central de monitoramento, prefeito do Recife faz comunicado sobre as fortes chuvas na RMR

Segundo ele, em 24 horas, foram registrados quase 120 mm na Guabiraba, com grande volume concentrado em poucas horas, provocando alagamentos. 

mais notícias

+

Newsletter