Raquel Lyra e João Campos Foto: Divulgação
Uma nova comparação entre levantamentos do instituto Real Time Big Data aponta uma mudança significativa no cenário eleitoral de Pernambuco. O prefeito do Recife, João Campos (PSB), segue na liderança da disputa pelo Governo do Estado, mas viu sua vantagem sobre a governadora Raquel Lyra (PSD) cair de forma expressiva entre as pesquisas analisadas.
Os números mostram que a diferença entre os dois principais nomes da corrida eleitoral passou de 27 pontos percentuais para apenas 5 pontos, indicando um cenário mais competitivo na disputa.
No levantamento anterior do instituto, realizado em dezembro de 2025, o cenário estimulado apontava:
Já na pesquisa mais recente, divulgada em junho de 2026, os números são:
A comparação direta entre os dois levantamentos mostra que a vantagem de João Campos sobre Raquel Lyra sofreu uma redução significativa ao longo do período analisado.
Mesmo mantendo a liderança, o prefeito do Recife vê a distância para a adversária cair de forma acentuada, o que indica maior equilíbrio na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.
Enquanto João Campos registra oscilação negativa no comparativo, a governadora Raquel Lyra apresenta crescimento nas intenções de voto, reduzindo a diferença e se aproximando do líder da corrida eleitoral.
O movimento contribui para um cenário mais equilibrado e competitivo, com menor folga entre os dois principais nomes da disputa.
A redução da diferença entre João Campos e Raquel Lyra muda a dinâmica da corrida eleitoral no estado. O que antes era uma liderança ampla passa a ser um cenário de disputa mais próxima, dentro da margem de erro da pesquisa.
Com isso, a eleição em Pernambuco entra em uma fase de maior equilíbrio, com possibilidade de novas oscilações ao longo da pré-campanha.
2
3
02:29, 14 Ago
24
°c
Fonte: OpenWeather
Na disputa pelo Governo de Pernambuco, em 2022, Marília tinha 38% na última pesquisa Ipec, mas terminou o primeiro turno com 23,97% dos votos.
Programação gratuita reúne releituras do rock, encontro com Samuel Rosa e uma noite dedicada à música nordestina na orla carioca.
Segundo a produtora Taciana Enes, a valorização do euro aumentou os custos previstos para a viagem e tornou necessária uma estratégia complementar de arrecadação.
mais notícias
+