Três presídios de Pernambuco são revistados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais. Foto: Divulgação
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SEAP) está participando, até esta sexta-feira, 21 de março, da sétima fase da Operação Mute, realizada em todo o Brasil pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
Em Pernambuco, as revistas estão sendo realizadas em três unidades prisionais da Região Metropolitana e Interior do estado e conta com a atuação de policiais penais da Gerência de Operações e Segurança (GOS) e da Unidade de Operações com Cães (Unoc), ambas da SEAP.
O objetivo da ação, que ocorre simultaneamente em todas as unidades federativas do país, é combater a atuação das organizações criminosas e proporcionar a redução de homicídios e demais crimes no cenário nacional. O foco é a retirada de celulares e demais materiais irregulares do interior das unidades prisionais.
Na terça-feira, 18 de março, o Ministério Público Federal (MPF) divulgou um relatório que detalha problemas em 11 presídios de Pernambuco. Entre as unidades inspecionadas, o Presídio de Igarassu, no Grande Recife, chamou atenção pela descoberta de um verdadeiro "resort do crime". A Polícia Federal (PF) identificou um esquema criminoso operado com a participação do então diretor da unidade e de policiais penais.
De acordo com o MPF, a unidade apresentava irregularidades como a venda de espaços para detentos dormirem e uma superlotação que ultrapassava 400%. O relatório também menciona um ambiente de "corrupção institucionalizada", com tráfico de drogas e comércio ilegal de itens básicos dentro da prisão.
As informações foram coletadas durante vistorias realizadas em 2024 e embasaram as investigações da Operação La Catedral, deflagrada pela PF em fevereiro. A operação revelou que, com a conivência do diretor Charles Belarmino de Queiroz e de agentes penitenciários, presos mantinham uma rotina de luxo, promoviam festas privadas, operavam um laboratório de drogas e continuavam cometendo crimes de dentro da unidade.
Durante a inspeção do MPF, o então diretor do presídio recebeu os membros do órgão com risadas e declarações como: “não tenho controle de nada aqui” e “vocês acham que sou eu quem manda aqui?”.
1
2
3
12:21, 16 Jul
28
°c
Fonte: OpenWeather
Para tentar dificultar a detecção, os criminosos utilizaram métodos engenhosos, mas a fiscalização contou com a participação do cão de faro da Equipe K9.
Após as celebrações religiosas, estão previstos dois shows no palco montado no Pátio do Carmo. Às 19h30, tem show do padre Damião Silva. Às 21h, Armando Cavalcanti.
"É com imensa alegria e orgulho que vemos o reconhecimento do trabalho incansável de nossos educadores", disse o prefeito Sérgio Colin.
mais notícias
+