Estado registra o período carnavalesco mais seguro da história com menor número de homicídios desde 2004 e queda de 17,9% na criminalidade.
19 de fevereiro de 2026 às 19:52 - Atualizado às 20:27
Governadora de Pernambuco Raquel Lyra com policiais civis. Foto: Yacy Ribeiro/Secom
O Governo de Pernambuco realizou, em 2026, o Carnaval mais seguro da história do Estado. Dados preliminares da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Defesa Social (GGace/SDS), no comparativo entre a quinta-feira (12) de abertura e a terça-feira (17) de encerramento da festa, apontam redução de 17,9% nos índices de criminalidade nos focos de folia. O total de ocorrências caiu de 1.629 em 2025 para 1.337 neste ano. Entre os destaques estão 51% na redução de roubos de celulares; 40,1% nos assaltos; 16,8% nos furtos; e 5% nos homicídios.
Durante os seis dias de festividades, foram registrados preliminarmente 57 homicídios no estado, o menor número de toda a série histórica iniciada em 2004. Para efeito de comparação, Pernambuco chegou a contabilizar 114 homicídios no Carnaval de 2017. Em 2025, foram 60 casos, o que representa uma diminuição de 5% em 2026. Entre as Mortes Violentas Intencionais (MVIs), duas ocorreram em focos de folia, nos municípios de Paudalho e Macaparana. No ano passado, foram três registros em áreas oficiais de festa.
O avanço da segurança pública no Carnaval faz parte da empenho da gestão Raquel Lyra com a valorização do efetivo e mais presença das forças de segurança nas ruas. Através do Juntos pela Segurança, Pernambuco realizou um investimento de R$ 12,3 milhões para este período.
O reforço dos “laranjinhas” garantiu mais proteção e segurança durante todo o Carnaval, demonstrando o compromisso com a segurança dos pernambucanos e pernambucanas.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou ao site Portal de Prefeitura que o resultado é fruto de planejamento estratégico e integração das forças de segurança.
“Os números comprovam que realizamos o Carnaval mais seguro da nossa história recente. O êxito dos pontos de controle de acesso, utilizados pelo segundo ano consecutivo, foi fundamental para inibir a entrada de materiais ilícitos, como armas e drogas, além de identificar pessoas foragidas e apreender celulares furtados ou roubados. Essa estratégia impede que indivíduos mal-intencionados acessem os polos de folia e contribui diretamente para a redução da criminalidade”, afirmou o gestor.
Nos focos com as maiores concentrações de foliões também apresentaram queda nos índices gerais. No Recife, a redução foi de 22,3%, enquanto em Olinda a diminuição chegou a 10,5%, reforçando a efetividade do planejamento operacional nos principais polos do Estado. Entre as ocorrências registradas, os furtos diversos lideraram, com 1.007 casos em todo o Estado uma redução de 16,8% em relação a 2025, quando foram contabilizados 1.211 furtos. Já os roubos, caracterizados pelo emprego de violência ou grave ameaça, tiveram queda ainda mais significativa: 40,1%, passando de 152 para 91 registros nos seis dias de festa.
Outro destaque foi a diminuição de 51% no número de celulares subtraídos, que caiu de 1.922 em 2025 para 948 em 2026. A secretária executiva de Defesa Social, Mariana Cavalcanti, atribuiu o resultado ao fortalecimento de ferramentas tecnológicas.
“O programa Alerta Celular foi decisivo para ampliar a recuperação de aparelhos e desestimular esse tipo de crime. A integração das nossas bases de dados e o uso de tecnologia em tempo real permitiram respostas mais rápidas e maior eficiência nas abordagens e nas devoluções aos proprietários”, ressaltou.
Durante o período carnavalesco, também foram realizadas apreensões de armas de fogo e armas brancas, recuperação de celulares e veículos subtraídos, além do cumprimento de mandados de prisão, entre outras ações das forças policiais.
A Operação Carnaval 2026 de Pernambuco contou com investimento de R$ 12,3 milhões e mais de 68 mil postos extras de trabalho. As forças policiais atuaram de forma integrada em todo o Estado, com reforço antes, durante e após os principais eventos. A estratégia combinou policiamento ostensivo, monitoramento por câmeras, drones e reconhecimento facial, uso de bodycams e plataformas elevadas, além de monitoramento aéreo pelo Grupamento Tático Aéreo.
Os foliões contaram com delegacias fixas e móveis funcionando 24 horas, reforço do Corpo de Bombeiros e guarda-vidas, atuação da Polícia Científica, Defesa Civil, Corregedoria e Ouvidoria, além de ações específicas de proteção a mulheres, crianças, adolescentes e à população LGBTQIAPN+, garantindo presença preventiva e resposta rápida nos principais polos carnavalescos.
2
3
01:36, 20 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
A rede concentra o maior número de postos no Recife, mas também oferece oportunidades em outros municípios
A medida segue as diretrizes do novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular (MBEDV), publicado em fevereiro deste ano pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Órgãos estaduais e municipais avançam em etapas como formação de comissão e contratação de banca, enquanto outros aguardam autorização oficial para publicar edital.
mais notícias
+