Bandeira de Pernambuco. Foto Arquimedes Santos - Prefeitura de Olinda
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o registros dos candidatos a vereado em cidades no estado de Pernambuco que morreram apos registrar candidatura. De acordo com os dados do TSE, cinco candidatos foram a obito após a oficialização. Já o número total do Brasil é de 75. As informações são do G1.
O prazo para a oficialização das candidaturas terminou em 15 de agosto. Os cinco falecimentos ocorreram com candidatos a vereador nas seguintes cidades:
O levantamento também aponta que o número de mortes entre candidatos em Pernambuco são bem mais altas do que no resto do país, com uma taxa de óbitos quase o dobro da média nacional.
Entre no nosso canal de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
No total, Pernambuco registrou 16.008 pedidos de candidatura para todos os cargos, dos quais cinco resultaram em falecimentos, o que corresponde a uma taxa de 0,031%. Em todo o Brasil, foram 462.397 pedidos e 75 falecimentos, resultando em uma taxa de 0,016%.
Uma das vítimas foi José Sebastião da Silva, candidato a vereador de Pombos pelo Republicanos, conhecido como "Tião de Dois Leões", de 42 anos. Ele foi assassinado a tiros em 3 de agosto, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul. O caso ainda está sob investigação pela Polícia Civil.
As demais mortes foram devido a causas naturais, incluindo infarto, acidente vascular cerebral, embolia pulmonar e problemas relacionados ao etilismo crônico.
O filho da candidata à Prefeitura de Surubim, Véia de Aprígio (PSB), sofreu um atentado a tiros na noite do dia 6 de setembro, após participar de atividades políticas no bairro Nova Esperança. Neto de Véia, que também é candidato a vereador pelo PSB, estava dirigindo quando foi alvo de disparos feitos por dois homens em uma motocicleta. O veículo saiu da pista, e os criminosos fugiram.
Mesmo ferido no ombro e perdendo sangue, Neto conseguiu caminhar cerca de um quilômetro até chegar em casa, onde recebeu os primeiros socorros antes de ser transferido para um hospital no Recife. Véia de Aprígio suspendeu sua campanha para acompanhar o filho.
Um boletim sobre o estado de saúde de Neto será divulgado neste sábado (7). Em suas redes sociais, Véia agradeceu o apoio recebido e afirmou que não cederá "ao medo, ódio e violência".
3
08:33, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+