Pernambuco, 15 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco retoma voo internacional Recife-Praia, conectando Brasil a Cabo Verde

Além da ligação direta com a capital cabo-verdiana, a operação abre novas possibilidades de conexão com destinos europeus, a partir do hub da companhia no arquipélago africano.

Portal de Prefeitura

12 de abril de 2026 às 16:21   - Atualizado às 16:26

Aeroporto do Recife

Aeroporto do Recife Foto: Léo Motta/Setur/Divulgação

Resultado de uma articulação do Governo de Pernambuco, o Estado ganhou uma nova rota aérea para Cabo Verde. O novo voo reestabelece a ligação aérea entre o Brasil e o país africano após seis anos. A retomada da rota, que passa a operar a partir de maio deste ano, foi anunciada pelo Governo de Pernambuco nesta sexta-feira (10). A nova conexão reforça a posição do Estado como porta de entrada internacional no Nordeste e amplia as possibilidades de integração com mercados da África e da Europa.

"Depois de três anos de negociação, temos a retomada do voo Recife-Cabo Verde, que, mais do que unir dois aeroportos, une dois povos, dois continentes. Isso vai garantir fluxo de passageiros que vão até Cabo Verde, fomentando o turismo do país, mas também que venham para Pernambuco, utilizar a nossa rede de saúde, fazer compras aqui, fazer exportação através do polo de confecções, do polo de fruticultura. Estamos incrementando nosso hub logístico internacional que já tem 10 destinos saindo de Pernambuco", afirmou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

Operado pela Cabo Verde Airlines, o primeiro voo será no dia 6 de maio, e terá uma frequência semanal. Além de ampliar o fluxo de turistas internacionais, a nova rota também deve impulsionar outros segmentos estratégicos da economia pernambucana. O voo facilita a chegada de visitantes interessados no turismo de compras, especialmente no Polo de Confecções do Agreste, e fortalece o turismo de saúde, apoiado na estrutura consolidada do polo médico do Recife.

As negociações para viabilizar o retorno da operação começaram em 2023 e envolveram um trabalho contínuo de articulação institucional entre o Governo do Estado, por meio da Empetur, e a companhia aérea. “Desde 2023, o Governo do Estado, através da Empetur, vem tratando da retomada desse voo para Cabo Verde. Esta é mais uma rota internacional para o Estado. Atualmente, temos dez destinos internacionais, com treze rotas, conectando Pernambuco para ao mundo”, explicou o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

A nova ponte aérea vai diminuir o tempo de duração da viagem entre os países. "Atualmente, temos de fazer um percurso até a Europa para chegar aqui. Só em termos de tempo de voo é três vezes o que normalmente faríamos, considerando a curta distância que separa o Brasil de Cabo Verde", afirmou o CEO do Conselho de Administração da Cabo Verde Airlines, Armindo Souza.

Veja Também

Além da ligação direta com a capital cabo-verdiana, a operação abre novas possibilidades de conexão com destinos europeus, a partir do hub da companhia no arquipélago africano. A expectativa é de que ainda este ano seja anunciada a ampliação da operação com a inclusão de um novo voo para a Ilha do Sal, também em Cabo Verde.
 

HUB INTERNACIONAL - Com a nova operação, Pernambuco consolida sua posição como hub aéreo do Nordeste. Em 2026, o estado contará com 13 voos internacionais diretos, conectando o Recife ao exterior. São eles: Lisboa (Portugal), Porto (Portugal), Madri (Espanha), Orlando (Estados Unidos), Buenos Aires (Argentina), Córdoba (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile); e, agora, Praia (Cabo Verde).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:35, 15 Ago

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ednaldo Ferreira e Nivaldo Ferreira.
Tragédia

Dois irmãos são mortos a tiros em Serra Talhada; eventos com João Campos na cidade são cancelados

Um terceiro homem, apontado nas informações iniciais como autor dos disparos, também morreu no local após uma troca de tiros.

Sheldon.
Festa

Sheldon abre gravação do DVD Saia Rodada 25 anos neste domingo (16) em Olinda; ingresso é 2kg de alimento

Cantor pernambucano fará o primeiro show da programação antes do registro audiovisual comandado por Raí Saia Rodada.

Ivam Moraes e Jones Manoel em Campanha (PSOL)
Eleições 2026

Psol não confirma retirada de Ivan Moraes e decisão depende de reunião nacional; saiba mais

Portal de Prefeitura apurou que não há decisão oficial sobre a retirada e que reunião nacional pode não ter quórum para votar o tema.

mais notícias

+

Newsletter