Pernambuco, 08 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco registra diminuição de 63,5% nos casos de dengue em comparação a 2024, aponta boletim

O Boletim 29, desta semana, revela que 118 municípios pernambucanos têm baixa incidência de casos de dengue.

Eduarda Queiroz

23 de julho de 2025 às 14:39   - Atualizado às 14:39

Mosquito Aedes aegypti.

Mosquito Aedes aegypti. Foto: Reprodução

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulga, nesta quarta-feira, 23 de julho, o Boletim Epidemiológico de Arboviroses Nº 29, com dados referentes às semanas epidemiológicas de 29/12/2024 a 19/07/2025.

O levantamento aponta 24.609 casos notificados de dengue, representando uma diminuição de 63,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior no estado. Até o momento, foram confirmados 5.562 casos de dengue em Pernambuco, incluindo 104 casos graves e 4 óbitos confirmados.

A SES-PE reforça que houve uma atualização na metodologia do Boletim de Arboviroses, que substituiu a análise comparativa dos casos prováveis pelas notificações, para evidenciar a diferença entre os anos.

O desempenho do número de casos prováveis é influenciado por contextos distintos nas semanas analisadas. Esses casos são compostos pelos confirmados, além dos ainda não investigados, excluindo-se os descartados.

Em 2025, o número de casos descartados é ainda muito pequeno, já que o período de investigação é de, no máximo, 90 dias. Em contrapartida, o mesmo período de 2024 teve as investigações concluídas, com um grande volume de casos descartados.

Veja Também

Os casos notificados refletem o registro feito pelos profissionais de saúde, independentemente da situação de confirmação, descarte ou investigação. Esse número é mais preciso para compreender o volume de casos inicialmente considerados suspeitos.

A notificação ocorre quando a pessoa apresenta pelo menos três dos sintomas exigidos para as arboviroses (febre e mais dois sintomas), gerando o registro. O indicador dos casos notificados é menos suscetível a essas diferenças de contexto entre os anos.

A investigação dos óbitos é conduzida inicialmente pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do óbito e, posteriormente, é encaminhada para um comitê técnico, composto por diversos profissionais, que avaliam a causa da morte. Os casos prováveis continuam sendo apresentados no boletim para consulta.

O Boletim 29, desta semana, revela que 118 municípios pernambucanos têm baixa incidência de casos de dengue, 44 localidades apresentam incidência média e 16 apresentam alta incidência.

Outras arboviroses

No Boletim 29, foram notificados 3.893 casos de Chikungunya, com 578 confirmações. Para o Zika, houve 767 casos notificados, porém sem confirmações.

Oropouche

Pernambuco registra 183 casos de febre de Febre do Oropouche desde maio de 2024, com 7 casos confirmados em 2025.

O vírus já foi identificado em pacientes dos municípios de: Água Preta, Aliança, Barra de Guabiraba, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Catende, Gameleira, Garanhuns, Goiana, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itaquitinga, Jaboatão dos Guararapes, Jaqueira, Lagoa dos Gatos, Limoeiro, Macaparana, Machados, Maraial, Moreno, Paudalho, Paulista, Pombos, Recife, Rio Formoso, Santa Cruz do Capibaribe, São Benedito do Sul, São Vicente Ferrer, Sirinhaém e Timbaúba.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:27, 08 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Feira de Artesanato 60+ em Paulista.
Incentivo

Em Paulista, a Feira de Artesanato 60+ reúne idosos e valoriza cultura nordestina

Evento na Praça Agamenon Magalhães segue até sexta-feira (9), com exposição e venda de produtos feitos por artesãos idosos do município.

Parque de Belo Jardim.
Serviço

Prefeitura de Belo Jardim inicia recadastramento obrigatório de taxistas; confira o prazo

Profissionais devem atualizar os dados na Secretaria de Defesa Cidadã e apresentar CNH, documentos do veículo, alvará atualizado e comprovante de residência.

mais notícias

+

Newsletter