Em abril, Pernambuco registrou 324 mortes violentas intencionais, marcando um aumento de 2,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando 317 pessoas foram vítimas de assassinato. Esse foi o pior mês de abril desde 2018, quando 355 mortes foram reportadas pela polícia, de acordo com estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgadas nesta segunda-feira (6).

A Região Metropolitana do Recife (RMR) e o Agreste lideraram em número de assassinatos, contribuindo para o aumento geral da violência em Pernambuco. Na RMR, 177 pessoas foram assassinadas em abril, enquanto no mesmo período do ano anterior foram 160. No Agreste, o número de assassinatos subiu de 66 para 69 em relação ao ano anterior.

Por outro lado, a região do Sertão manteve o mesmo número de assassinatos do ano passado, com 45 casos, enquanto a Zona da Mata viu uma redução de 46 para 33 mortes violentas intencionais.

No acumulado do ano, de janeiro a abril, Pernambuco registrou 1.312 mortes violentas intencionais, um aumento de 7,27% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registradas 1.223 mortes.

As estatísticas incluem homicídios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e óbitos por intervenção policial.

O programa Juntos pela Segurança, do Governo Estadual, tem como objetivo reduzir em 30% as mortes violentas intencionais, crimes violentos contra o patrimônio, roubo e furto de veículos, e violência contra a mulher até 2026, tomando como referência os números de 2022.

O número de feminicídios aumentou em Pernambuco. De acordo com a SDS, no último mês de abril, sete mulheres foram vítimas desse crime, comparado a duas no mesmo período do ano anterior.

No acumulado do ano, a polícia registrou 24 casos de feminicídio. Além disso, foram registradas 18.254 queixas de violência doméstica/familiar nos primeiros quatro meses de 2024.