Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco: polícia desmantela organização envolvida em tráfico e lavagem de dinheiro

A investigação se estende para os estados da Paraíba e São Paulo. Ao todo, 43 mandados foram cumpridos, sendo 20 de prisão e 23 de busca e apreensão domiciliar.

Gabriel Alves

10 de outubro de 2024 às 13:55   - Atualizado às 14:28

Armas e munição apreendidas pela PCPE e dinheiro apreendido.

Armas e munição apreendidas pela PCPE e dinheiro apreendido. Fotos: Divulgação. Edição: Portal de Prefeitura

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), em parceria com a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deflagrou na manhã desta quinta-feira, 10 de outubro, a 52ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada "Expugna".

A ação é parte do Projeto Impulse, que integra o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (ENFOC/MJSP), com o objetivo de fortalecer o combate às organizações criminosas por meio da cooperação entre as polícias civis.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A investigação, que teve início em setembro de 2020, busca desarticular uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. Nesta fase da operação, estão sendo cumpridos 20 mandados de prisão e 23 mandados de busca e apreensão domiciliar, além do sequestro de bens, bloqueio judicial de ativos financeiros, todos expedidos pela Vara Criminal de Surubim.

A operação mobilizou um total de 160 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, e contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL), do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD), do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE), da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Grupamento Tático Aéreo (GTA/SDS-PE), além das Polícias Civis dos estados de São Paulo e Paraíba.

Veja Também

Polícia troca tiros durante operação contra criminosos em Camaragibe e Itamaracá

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã da quarta-feira, 9 de outubro, a 51ª Operação de Repressão Qualificada do ano, batizada de "Trilha". A ação, vinculada à Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), é conduzida pelo delegado Joel Venâncio, titular da 9ª Delegacia Seccional (9ª DESEC).

As investigações tiveram início em junho de 2024 e visam identificar e desarticular uma associação criminosa envolvida com tráfico de drogas, homicídios e porte ilegal de armas de fogo. No decorrer da operação, estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão e dez mandados de busca e apreensão domiciliar, todos expedidos pela Primeira Vara Criminal da Comarca de Camaragibe.

A ação mobilizou 70 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. As investigações contaram com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL), além da colaboração do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE), da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e do Grupamento Tático Aéreo (GTA/SDS-PE). 

Durante a operação contra dois grupos criminosos em Itamaracá e Camaragibe, os policiais prenderam integrantes e um deles reagiu e trocou tiros com os agentes, mas foi baleado na perna. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:30, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter