Pernambuco, 18 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco tem quatro novos casos suspeitos de intoxicação por metanol

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, as notificações são de Triunfo, Recife e Itapissuma.

Ricardo Lélis

24 de outubro de 2025 às 19:00   - Atualizado às 19:00

Metanol: saiba quais estados registram casos de bebidas infectadas

Metanol: saiba quais estados registram casos de bebidas infectadas Foto: Imagem ilustrativa criada por IA

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informa que, nesta sexta-feira, 24 de outubro, foram notificados quatro novos casos suspeitos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol.

Os novos casos são: 1- Triunfo, 2- Recife (ambos de alta) e 1- Itapissuma, que segue internado.

Com isso, a SES-PE totaliza 91 notificações, sendo 87 em Pernambuco e 4 de outros estados (2 de São Paulo, 1 da Paraíba e 1 de Alagoas).

Resumo dos casos em Pernambuco:

  • Total de notificações: 87
  • Total de casos descartados: 60
  • Total de casos confirmados: 5

Situação dos pacientes em Pernambuco:

Veja Também

  • 9 internados (6 descartados)
  • 50 altas (2 confirmado e 37 descartados)
  • 13 óbitos (3 confirmados e 5 descartados)
  • 15 evadiram-se (12 descartados)

Nova substância

Um alerta recente acendeu a luz vermelha na indústria de bebidas brasileira. Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) identificaram nitrito de sódio, um aditivo químico proibido, em amostras de sucos, vinhos e até águas minerais.

A descoberta foi publicada na revista científica Microchimica Acta e já provoca preocupação entre especialistas em segurança alimentar.

O composto, normalmente permitido apenas para o uso em carnes processadas, como presunto e salsicha, é considerado altamente perigoso quando ingerido em bebidas, podendo formar substâncias conhecidas como nitrosaminas, associadas ao desenvolvimento de câncer no fígado, estômago e esôfago.

Os cientistas da UFSCar desenvolveram um sensor feito à base de cortiça transformada em grafeno, por meio de gravação a laser. Esse dispositivo inovador é capaz de identificar rapidamente a presença do nitrito de sódio em líquidos, de forma sustentável e sem o uso de reagentes tóxicos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:56, 18 Abr

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Vereador pede suspensão do serviço de patinete elétrico no Recife.
Pedido

Vereador do PL aciona Justiça para suspender serviço de patinetes elétricos no Recife; veja vídeo

Paulo Muniz também criticou a Secretaria de Transformação Digital na questão e falou em "inércia" da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

Governadora Raquel Lyra durante agenda.
Pendência

Governadora lembra que Pernambuco é o único estado que não teve a LOA 2026 aprovada; veja vídeo

Raquel Lyra afirmou que a situação está prejudicando o funcionamento do estado e os convênios com os municípios.

Tecio Teles, presidente estadual do Partido Novo.
Definição

Tecio Teles anuncia pré-candidatura a deputado estadual: 'Pernambuco precisa avançar com equilíbrio'

O presidente do partido Novo no estado tem intensificado a agenda em diversas regiões com o objetivo de ouvir a população e construir um projeto político alinhado às necessidades locais.

mais notícias

+

Newsletter