Pernambuco, 10 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco lidera ranking em transplante renal e é segundo em transplante cardíaco no Brasil

Setembro é o mês alusivo à doação de órgãos, período em que campanhas de conscientização reforçam a importância de informar à família o desejo de ser doador.

Ricardo Lélis

29 de agosto de 2025 às 19:27   - Atualizado às 19:27

Transplante em Pernambuco

Transplante em Pernambuco Foto: Divulgação

De acordo com a Revista Brasileira de Transplantes (RBT), publicada pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Pernambuco alcançou a marca de 47,4 transplantes renais por milhão de habitantes no primeiro semestre de 2025.

O desempenho colocou o Estado na liderança nacional em transplante de rim, superando todas as demais unidades da federação.

“Fui uma paciente de transplante renal. Há cerca de oito anos fui diagnosticada e passei a fazer sessões de hemodiálise, que se tornaram extremamente cansativas por conta do tratamento. Este ano consegui um rim e, agora, no pós-transplante, tudo mudou. Comecei a sentir mais energia, mudou minha qualidade de vida e a forma de enxergar as coisas de maneira mais leve”, contou a estudante de enfermagem Luciana Lourdes, de 30 anos, uma das pacientes transplantadas no primeiro semestre de 2025 no estado.

O levantamento também mostra que Pernambuco conquistou a segunda posição em transplante cardíaco no Brasil, ficando atrás apenas do Distrito Federal.

Além disso, o Estado mantém a segunda colocação no Nordeste em transplante hepático, consolidando-se como referência na área.

Veja Também

Para o coordenador da Central de Transplantes de Pernambuco, André Bezerra, os números refletem um esforço coletivo.

“Graças à compaixão das famílias pernambucanas, que mesmo no momento da dor conseguem dizer ‘sim’, possibilitamos que outras vidas continuem. Esse resultado também é fruto do trabalho dos profissionais de saúde dos hospitais notificantes, das Organizações de Procura de Órgãos (OPOs), das Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs) e dos Centros Transplantadores. É um orgulho para todos nós”, afirmou.

Setembro é o mês alusivo à doação de órgãos, período em que campanhas de conscientização reforçam a importância de informar à família o desejo de ser doador.

Para ampliar essa conscientização, a SES-PE realizará ao longo do mês eventos alusivos à data, reforçando a importância da doação e homenageando famílias e profissionais envolvidos nesse trabalho.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:04, 10 Mar

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra investe mais de R$ 64 milhões na reforma, ampliação e requalificação do Hospital da Restauração
Agenda

Raquel Lyra vai entregar novas enfermarias do Hospital da Restauração nesta quarta (11)

A governadora também vai reabrir a Sala Vermelha requalificada, onde ocorre o atendimento imediato de pacientes críticos.

Limpeza do Rio Itapacurá em Vitória de Santo Antão.
Ação

Limpeza do Rio Itapacurá em Vitória de Santo Antão é iniciada para prevenir enchentes

No processo de limpeza, que começou na última quinta-feira, 5 de março, as máquinas objetivam recolher lixo acumulado e derrubar barreiras de pequeno porte.

Atividade contempla consultas de ginecologia, mastologia, ultrassom da mama, entre outros atendimentos.
Saúde

Carreta da Mulher leva atendimento médico completo à população de Igarassu; confira programação

Iniciativa do Governo do Estado e da prefeitura de Igarassu, segue com data até o dia 14 de março, das 8h às 17h, na Área de Lazer de Cruz de Rebouças. 

mais notícias

+

Newsletter