Pernambuco, 23 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco inicia nesta segunda-feira (3) Estratégia de Multivacinação 2026 em todo estado

A mobilização contará com o reforço de 253.600 doses já enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos municípios para garantir o abastecimento das salas e postos de vacinação durante toda a campanha

Romildo Lacerda

03 de agosto de 2026 às 13:28   - Atualizado às 13:29

Lotes de vacina

Lotes de vacina Foto: Divulgação

A Estratégia de Multivacinação 2026, Atualização da Caderneta de Vacinação de Crianças e Adolescentes Menores de 15 Anos, teve início nesta segunda-feira, 3 de agosto, em todo o país.

Em Pernambuco, a mobilização contará com o reforço de 253.600 doses de vacinas já enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos municípios para garantir o abastecimento das salas e postos de vacinação durante toda a campanha.

No estado, o público estimado para participar da ação é de 1.896.084 crianças e adolescentes com menos de 15 anos. A orientação da Secretaria Estadual de Saúde é que pais, mães e responsáveis procurem a unidade de vacinação mais próxima levando a caderneta de vacinação, que será analisada pelos profissionais de saúde para identificar a necessidade de atualização do esquema vacinal.

Campanha

A campanha segue até o dia 1º de setembro, enquanto o Dia D de mobilização nacional está marcado para 22 de agosto, quando os municípios deverão intensificar as ações para ampliar a cobertura vacinal e alcançar quem ainda não recebeu todas as doses previstas no calendário de imunização.

Ao todo, cerca de 20 imunizantes estarão disponíveis para atualização da caderneta, contemplando vacinas que fazem parte do calendário básico de vacinação. Entre elas estão as doses contra Covid-19, Influenza, HPV, Poliomielite, Febre Amarela, meningite, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), BCG, além de outros imunobiológicos indicados conforme a faixa etária e a situação vacinal de cada criança ou adolescente.

Veja Também

A Secretaria Estadual de Saúde reforça que a campanha é uma oportunidade para ampliar a proteção individual e coletiva, prevenindo o retorno de doenças já controladas no Brasil.

“A atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes é fundamental para ofertar a proteção coletiva da população e mitigar o risco da reintrodução de doenças imunopreviníveis como a poliomielite e o sarampo, por exemplo. A Estratégia de Multivacinação 2026 busca resgatar não vacinados ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta das crianças e dos adolescentes”, reforça a superintendente de Imunizações do estado, Magda Costa.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:57, 23 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Transporte acessível leva pessoas a votar
Eleições

Recife disponibiliza vans acessíveis para pessoas com deficiência votarem no 2º turno; veja como vai funcionar

Os veículos adaptados farão o deslocamento dos eleitores entre suas residências e os locais de votação, com trajetos de ida e volta.

Escolas municipais de Paulista reformadas.
Ação

Prefeitura do Paulista avança com obras de reforma e manutenção em escolas municipais

As intervenções incluem serviços de recuperação estrutural, manutenção das instalações, renovação de ambientes e conclusão de espaços escolares.

Programação de natal em Garanhuns.
Agenda

Encantos do Natal 2026 começa em Garanhuns com luzes e atrações gratuitas na próxima sexta (30)

Evento segue até 11 de janeiro de 2027, com desfiles natalinos, chegada do Papai Noel, apresentações culturais e decoração em mais de 20 pontos da cidade.

mais notícias

+

Newsletter