Pernambuco, 05 de Maio de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco: Detran avalia acabar com baliza obrigatória para tirar CNH; entenda

O órgão informou que precisa revisar procedimentos internos, sistemas digitais, fluxos operacionais e processos de capacitação.

Redação

04 de fevereiro de 2026 às 08:54   - Atualizado às 08:56

Prova da baliza do Detran.

Prova da baliza do Detran. Foto: Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) informou nesta terça-feira, 3 de fevereiro, que iniciou uma análise técnica do novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, publicado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

O documento apresenta mudanças importantes no modelo de avaliação prática para quem busca a primeira habilitação, incluindo a retirada da manobra de baliza como etapa obrigatória realizada de forma isolada durante a prova.

A autarquia estadual explicou que o material ainda passa por avaliação interna antes de qualquer alteração no processo aplicado em Pernambuco. O órgão afirmou que precisa examinar com atenção todos os pontos do manual para garantir que futuras mudanças sigam critérios legais e operacionais já estabelecidos no estado. Enquanto a análise segue em andamento, o modelo atual de exames continua válido.

O novo manual, divulgado no último domingo (1º), orienta ajustes nas regras do exame prático e propõe um formato de avaliação mais próximo da rotina real do trânsito. A proposta busca observar o comportamento do candidato em situações do dia a dia, em vez de priorizar manobras feitas em espaços separados. Mesmo com a retirada da baliza como fase obrigatória isolada, o texto mantém a exigência de estacionamento ao final do percurso realizado durante a prova.

O Detran-PE destacou que iniciou uma análise técnica detalhada por se tratar de uma normatização recente. O órgão informou que precisa revisar procedimentos internos, sistemas digitais, fluxos operacionais e processos de capacitação dos examinadores antes de adotar qualquer novidade. A autarquia também reforçou que essa etapa ajuda a evitar falhas e garante que todas as mudanças ocorram com segurança jurídica e padronização.

Veja Também

Segundo o posicionamento oficial, a equipe técnica avalia como as novas diretrizes podem impactar o funcionamento dos exames práticos no estado. O órgão busca compreender de que forma a adaptação pode ocorrer sem comprometer princípios como legalidade, transparência e segurança viária. A instituição também destacou que qualquer mudança exige planejamento cuidadoso para respeitar as características operacionais locais.

“Por se tratar de uma normatização recém-divulgada, o DETRAN-PE esclarece que iniciou a análise técnica detalhada do manual, etapa indispensável para assegurar a correta adequação dos procedimentos, dos sistemas informatizados, dos fluxos operacionais e da capacitação dos examinadores”, diz a nota do Detran.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:12, 05 Mai

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governadora Raquel Lyra e vice-governadora Priscila Krause em reunião, no Palácio do Campo das Princesas, com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Demanda

Raquel Lyra solicita R$ 6,3 bilhões do PAC, em reunião com ministro, para obras após as chuvas

As medidas abrangem recuperação de escolas, construção de barragens para contenção de cheias, política habitacional para famílias afetadas e obras de contenção de encostas e macrodrenagem.

Entrega de ajuda humanitária em Goiana.
Assistência

Governo Raquel Lyra realiza entrega de ajuda humanitária em Goiana após fortes chuvas

Para o município, desde a tarde do domingo (3) foram encaminhados 700 colchões, 1400 lençóis, 38 kits de limpeza, 38 kits de higiene e 700 litros de água mineral

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
Emprego

Recife tem 353 vagas de trabalho para esta terça (5); confira cargos e salários

Entre as oportunidades disponibilizadas pelo Sine, 39 são destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência (PCD).

mais notícias

+

Newsletter